sábado, 15 de outubro de 2011

Avaliação de Português para 3º ano

Avaliação  de  Língua  Portuguesa
Escola:________________________________
Aluno(a):___________________________________

1)Leia  a  adivinha  e  responda  a  questão:
O  QUE  É  O  QUE  É?
DE  LEITE  É  FEITO , MUITO  BOM E  NUTRITIVO,
SEU NOME   RIMA  COM  BEIJO.

A  resposta  da  adivinha  é :
(   ) requeijão
(  ) manteiga
(   ) iogurte
(   ) queijo

2)Leia  o  texto  e  responda  a  questão:

QUERIDO  PAI ,
NÃO  DEU  PARA  EU  CUMPRIR  A  PROMESSA. A  MÃE  FOI  MESMO  EMBORA.
UM  BEIJO  DA  REBECA.

O  texto  acima  é:
(   )  um  aviso
(  )  uma  carta
(  ) um  bilhete
(   )  um  provérbio

3)Leia  o  texto  e  responda  a  questão:
   O  ENCONTRO  ACONTECEU  NUMA  MANHà DE  SÁBADO , EM  PLENA  PRIMAVERA. O CLIMA  ERA  AGRADÁVEL , POIS  HAVIA  CHOVIDO  NA  NOITE  ANTERIOR. UM   CHEIRO  GOSTOSO  AINDA  TOMAVA  CONTA  DA  FLORESTA.

O encontro  aconteceu:
(   )  na  noite  anterior
(  ) em  um  dia  de  chuva
(   0  em  uma  noite  de  chuva
(   )  em  uma  manhã  de  sábado

4)Leia  o  texto  e  responda  as  questões:

ONÇA-PINTADA
ORDEM:CARNÍVORA
FAMÍLIA:FELIDAE
NOME  POPULAR:ONÇA  -PINTADA
NOME  CINTÍFICO:PANTHERA  ONCA
HABITAT:CERRADO , CAATINGA , PANTANAL,FLORESTAS  TROPICAIS

A  ONÇA-PINTADA  É  O  MAIOR  FELINO  DAS  AMÉRICAS. SEU  CORPO  É  ROBUSTO  E  MUSCULOSO  E  PODE  PESAR  ATÉ  90  KG.
A  ONÇA-PINTADA  POSSUI  UMA  COLORAÇAÕ  QUE  VAI  DO  AMARELO   BEM  CLARO  A  AMARELO  ACASTANHADO , SEU  CORPO  É  REVESTIDO  POR  PINTAS  NEGRAS  QUE  PODEM  FORMAR  ROSETAS  GRANDES ,MÉDIAS  OU  PEQUENAS.

O  texto  serve  para:
(   ) contar  histórias  sobre  a  onça  pintada.
(  ) orientar  como  cuidar  da  onça-pintada
(  _ discutir  a  importância  da  onça-pintada
(   ) dar  informações  sobre  a  onça-pintada.

A  onça- pintada  é:
(   ) o  maior  bicho  do  Pantanal
(  ) o  maior  felino  das  Américas
(  )  o  maior  animal  do  zoológico
(  ) o  maior  predador  da  Caatinga

5)Leia  o  texto  e  responda  sa questões:
                                            A  CIGARRA  E  A  FORMIGA
A  CIGARRA  PASSOU  TODO  O  VERÃO  CANTANO , ENQUANTO  A  FORMIGA  JUNTAVA  SEUS  GRÃOS.
QUANDO  CHEGOU  O  INVERNO , A  CIGARRA VEIO  À  CASA  DA  FORMIGA  PARA  PEDIR  QUE  LHE  DESSE  O  QUE  COMER.
A  FORMIGA  ENTÃO  PERGUNTOU  A ELA:
___ E  O  QUE  VOCÊ  FEZ  DURANTE  TODO  O  VERÃO?
___ DURANTE  O  VERÃO  EU  CANTEI___DISSE  A CIGARRA.
E  A  FORMIGA  RESPONDEU:
___ MUITO  BEM , POIS AGORA DANCE!

    Ruth  rocha

Na  fábula , quem cantava  era ;
(   )  a  cigarra
(   ) a  formiga
(   )  o  inverno
(   ) o  verão

A  cigarra  foi  à  casa  da  formiga  quando  chegou :
(   )  a  primavera
(   )  o  outono
(   )  o  inverno
(   )  o  verão

6)Leia  o  texto  e  responda  sa questões:
DONA  SACI  E  SEU  SACI  NÃO  SENTIAM  NADA  DIFERENTE  EM  RELAÇÃO  AO  FILHO. ELE  ERA  AQUILO QUE  MAIS QUERIAM. MESMO  PENSANDO  ASSIM  SENTIAM  MUITA  TRISTEZA  AO  VER  COMO  OS  OUTROS  REAGIAM.
A CARAPUÇA  VERMELHA , O  CACHIMBINHO , AS  BERMUDINHAS-- ELES  HAVIAM  PENSADO  EM  TUDO  DEMORADAMENTE , MAS  O  OLHAR  DAS  VISITAS  NÃO  SAÍA  DAQUELA  DIREÇÃO:AS  PERNINHAS  DE  CÁSSIO.

 O  personagem  diferente  era:
(   ) cássio
(  ) seu  saci
(  ) dona saci
(   ) os  outros

Dona  saci  e  seu  saci  haviam  pensado  em  tudo:
(  ) tristemente
(   ) alegremente
(   )demoradamente
(   ) apressadamente

7).Leia  o  texto  e  responda  a  questão:
  VOLTANDO  DAS  FÉRIAS , O MENINO  CORTEZ  SE  ATIRAVA  NA  REDE , APURAVAOS OUVIDOS  E  AINDA  FICAVA  OUVINDO  OS  TOCADORES   DE  SANFONA , ZABUMBA , TRIÂNGULO  E  PANDEIRO . FOI  AÍ  QUE  BROTOU  O  SONHO  DE  SER  SANFONEIRO.

O  que  o  menino  fazia  primeiro quando  voltava  das  férias?
(   ) atirava-se  na  rede.
(   ) apurava  os  ouvidos.
(   ) sonhava  em  ser  sanfoneiro.
(   ) ficava  ouvindo  os  sanfoneiros.

8)Leia  o  texto e  responda  a  questão:

                                                                             AVES
  AS  AVES  CARACTERIZAM-SE POR  POSSUÍREM  BICOS  E  PENAS  E TODAS AS  ESPÉCIES  BOTAM  OVOS.
  NÃO  POSSUEM  GLÂNDULAS  MAMÁRIAS  NEM  DENTES . A  GRANDE  MAIORIA  DAS  ESPÉCIES  POSSUI  A  CAPACIDADE  DE  VOAR , À  EXCEÇÃO  DE  ALGUMAS , COMO  AS  EMAS , AVESTRUZES  E  PINGUINS.

O  assunto  do  texto é;
(   ) ovos
(  ) aves
(  ) avestruzes
(   ) bicos  e  penas

9)Leia  o  texto  a  seguir  e  responda  as  questões:

COCO-VERDE  E  MELANCIA
É  UMA  HISTÓRIA  QUE  ALGUÉM
QUER  SABÊ-LA , MAS  NÃO  SABE
O  COMEÇO  DE    ONDE  VEM,
NEM  SABE  O  ANOS QUE  FAZ,
POIS  PASSAM  TRINTA  DE  CEM.

SEU  PRÓPRIO  NOME  ERA  ARMANDO,
COMO  O  POVO  O  CONHECIA,
MAS  A  NAMORADA  DELE ,
ESSA  TAL  DE  MELANCIA , A  ELE  DE  COCO-VERDE
CHAMAVA  E  NINGUÉM  SABIA.

Esse  texto  é :
(   ) um  poema
(   )  uma  fábula
(   ) uma  adivinha
(   )  um  provérbio

O  verso  "  COMO  O  POVO  CONHECIA"  rima  com :
(   )  mas  a  namorada  dele.
(  ) chamava  e  ninguém  sabia.
(   ) é  uma  história  que  alguém.
(   ) pois  passam  trinta  de   cem.

Boa  prova  amorecos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário