sábado, 8 de outubro de 2011

avaliação português 4º ou 5º ano

AVALIAÇÃO   DE   LÍNGUA    PORTUGUESA
1)      Leia o poema para responder  à questão:
Pássaros
As  mãos que  dizem adeus  são  pássaros
Que vão  morrendo  lentamente...
Mário  Quintana
O  poeta  compara  as  mãos  que  dizem  adeus  com:
a)       (   )a  morte  das  pessoas.
b)      (   ) a  morte  dos  pássaros.
c)       (   ) outras  mãos.
d)      (   ) a  vida  dos  pássaros.

2)Leia o poema:
Sem  barra
Enquanto  a  formiga
Carrega a  comida
Para o formigueiro
A  cigarra  canta,
Canta  o  dia  inteiro.

A  formiga  é  só trabalho.
A  cigarra  é    cantiga.

Mas  sem  a  cantiga
Da  cigarra
Que distraí da  fadiga
Seria  uma  barra 
O  trabalho  da  formiga.
Elias  José

De  acordo  com  o  poema,  o  canto  da  cigarra  é:
a)(   )valorizado  porque  ela  canta  bem.
b)(   )valorizado  porque  ela  distraí  a  formiga  do  cansaço.
c)(   )desvalorizado  porque é inútil  para   a  formiga.
d)(   )desvalorizado  porque  atrapalha  a  formiga.

A  repetição  da  palavra  “só”  na    estrofe  :
a)(   )demonstra  a  rivalidade  da  cigarra  e  a  formiga.
b)(   )indica  que  a  cigarra   e  a   formiga  são  solitárias.
c)(   )reforça  as  diferenças  entre  a  cigarra  e  a  formiga.
d)(   )mostra  que  a  formiga  se  incomoda  com  a  cigarra.

3)Leia  o  texto:
               Pescaria
Um  homem
Que  se  preocupava  demais 
Com  as  coisas  sem  importância
Acabou  ficando  com  a  cabeça  cheia  de  minhocas
Um  amigo  lhe  deu  então  uma  idéia
De  usar  as  minhocas
Numa  pescaria
Para  se  distrair  das  preocupações.
O homem  se  distraiu  tanto
Pescando
Que  sua  cabeça  ficou  leve
Como  um  balão
E  foi  subindo  pelo  ar
Até  sumir  nas  nuvens.
Onde será  que  foi  parar?
Não  sei
Nem  quero  me  preocupar  com  isso.
Vou  mais  é  pescar.
                                                      José  Paulo  Paes
No  verso”acabou  ficando  com  a  cabeça  cheia  de  minhocas  a  expressão  grifada  poderia  ser  substituída  por:
a)(   )minhocas  penduradas  nos  cabelos.
b)(   )muitas  dores  na  cabeça.
c)(   )a  cabeça  cheia  de  preocupações.
d)(   )muitas  preocupações  com  as  minhocas.

A  cabeça  do  homem  ficou  leve. A  pescaria  contribuiu  para  ele:
a)(   )livrar-se  dos  problemas.
b)(   )livrar-se  das  minhocas.
c)(   )aprender  a  pescar.
d)(   )esquecer  quem  ele  era.

4)Leia  o  texto  para  responder  à  questão:
                                       As  abelhas
                                                                      Vinícius  de  Moraes
A  aaaaaaabelha   mestra
E  aaaaaaas   abelhinhas.
Estão  tooooooodas  prontinhas.
Para  iiiiiiir  para  a  festa.
Nun  zune  que  zune
  vão  pro  jardim.
Brincar  com  a  cravina.
Valsar  com  o  jasmim.
Da  rosa  pro  cravo
Do  cravo  pra  rosa
Da  rosa  pro  favo
Volta pro  cravo.
Venham  ver  como  dão  mel
As  abelhinhas  do  céu.

No  poema  o  poeta  fala  das  abelhas  como  se  elas  fossem:
A)(   )crianças  brincando.
b)(   )insetos  que  picam.
c)(   )animais  sem  sentimentos.
d)(   )flores  do  jardim.

5)Na  frase  “O  menino  era  infeliz”  ,a  palavra  feliz  ganhou  um  prefixo  IN  que dá um  sentido  contrário  à  palavra  original  (feliz-não  feliz).Esse  caso  também  pode  ser  observado  na  formação  da  seguinte  palavra:
a)(   )invenção.
b)(   )insatisfeito.
c)(   )indigno.
d)(   )inteligência.

6)Leia  o  texto  para  responder  à  questão:
                                       Enquanto  peixe-martelo
                                       Bate: toque,toque,toque
                                       Peixe-serra  vai  serrando:
                                       Roque,roque,roque,roque.
                                                                      Milton  Camargo

No  poema  ,  as  repetições  das  palavras  “toque”  e  “roque”:
a)(   )imitam  os  sons  dos  instrumentos  martelo  e  serra.
b)(  )explicam  os  nomes  de  dois  tipos  de  peixes.
c)(   )valorizam  o  uso  dos  instrumentos  martelo  e  serra.
d)(   )tornam  o  poema  cansativo.

7)Leia  o  texto  e  responda  à  questão:
                       O  RIO  TIETÊ
O  Rio  Tietê  percorre  o  estado  de  São  Paulo  de  leste  a  oeste.Nasce  em  Salesópolis, na  Serra  do  Mar, a  840metros  de  altitude  e  não  consegue  vencer os  picos  rochosos  rumo  ao  litoral.Por  isso,  ao  contrário  da  maioria  dos  rios  que  correm  para  o  mar, segue  para  o  interior, atravessa  a  Região  Metropolitana  de  São  Paulo  e  percorre  1100  quilômetros  , até  o  município  de  Itapura, em  sua  foz  no  rio  Paraná,  na  divisa  com  o  Mato  Grosso  do  Sul.

O  rio  Tietê  nasce:
a)(   )no  litoral  do  estado  de  São  Paulo.
b)(   )na  região  Metropolitana  de  São  Paulo.
c)(   )na  cidade  de  Salesópolis, em  São  Paulo.
d)(   )no  estado  do  Mato  Grosso  do  Sul.

8)Leia:
                               O  gato  pode  ficar
Alívio  para  os  donos  de  gatos.Cientistas  da  Universidade  da  Califórnia(EUA)  acreditam  ter  descoberto  uma  maneira  de  acabar  com  a  alergia  aos  felinos.Eles  associaram  uma  proteína  humana  com  uma  proteína  do  bichano  e  criaram  uma  espécie  de  vacina  contra  o  problema.Deu  certo.mas  o  experimento,  por  enquanto  se  limitou  a  ratos.
                                                                                                                             Revista  Isto  É
A  palavra  destacada  no  trecho “Eles  associaram  uma  proteína  humana”  refere-se  aos:
a)(   )gatos
b)(   )cientistas
c)(   )donos
d)(   )felinos

9)Leia:
                                                               Na  esquina
Um  guarda  estava  correndo  atrás  de  um  ladrão.Quando  o  ladrão  virou  a  esquina,  o  guarda  o  perdeu  de  vista  e  perguntou  para  um  homem  que  estava  parado  ali  perto:
_Por   favor  ,o  senhor  viu  se  alguém  dobrou  a  esquina?
_Não  sei,  quando  cheguei  aqui  ela    estava  dobrada.
O  traço  de humor  do  texto  está  indicado  na:
a)(   )corrida  do  guarda.
b)(   )pergunta  do  guarda.
c)(   )resposta  do  homem.
d)(   )fuga  do  ladrão.
10) Leia o  texto  a  seguir:
                                               Pequenos  tormentos  da  vida
De  cada  lado  da  sala  de  aula, pelas  janelas  altas, o  azul  convida  os  meninos, as  nuvens  desenrolam-se  lentamente, como  quem  vai  inventando  preguiçosamente  uma  história  sem  fim...Sem  fim  é  a  aula: e  nada  acontece, nada...Bocejos  e  moscas.Se  ao  menos,pensa  Lili,  um  avião  entrasse  pela  janela  e  saísse  pela  outra.

                                                                                              Mário  Quintana
O  texto    a  impressão  que  Lili  está:
a)(   )imaginando  coisas  durante  a  aula.
b)(   )prestando  atenção  na  aula.
c)(   )esperando  um  avião  chegar.
d)(   )conversando  com  os  colegas.
11)Leia:
                                                               As  saídas  da  caverna
Um  menino  estava  numa  caverna  com  três  saídas. Na  primeira  havia  muitos  morcegos, na  segunda  muitas  abelhas  e  na  terceira  dois  leões  mortos  de  fome. Por  qual  saída  ele  fugiu?
_Pela  terceira, pois  os  leões  estavam  mortos  mesmo.
                                                                              Revista  Recreio
O  traço  de  humor   do  texto  está:
a)(  ) no  sentido  dado  no  texto à  expressão  “mortos  de  fome”.
b)(   )na  existência  de  muitos  morcegos  e  abelhas.
c)(   )na  pergunta  sobre  a  possibilidade  de  fuga  do menino.
d)(   )no  fato  de o  menino  estar  preso  numa  caverna.
_                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário