AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1) Leia o poema para responder à questão:
Pássaros
As mãos que dizem adeus são pássaros
Que vão morrendo lentamente...
Mário Quintana
O poeta compara as mãos que dizem adeus com:
a) ( )a morte das pessoas.
b) ( ) a morte dos pássaros.
c) ( ) outras mãos.
d) ( ) a vida dos pássaros.
2)Leia o poema:
Sem barra
Enquanto a formiga
Carrega a comida
Para o formigueiro
A cigarra canta,
Canta o dia inteiro.
A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
Da cigarra
Que distraí da fadiga
Seria uma barra
O trabalho da formiga.
Elias José
De acordo com o poema, o canto da cigarra é:
a)( )valorizado porque ela canta bem.
b)( )valorizado porque ela distraí a formiga do cansaço.
c)( )desvalorizado porque é inútil para a formiga.
d)( )desvalorizado porque atrapalha a formiga.
A repetição da palavra “só” na 2ª estrofe :
a)( )demonstra a rivalidade da cigarra e a formiga.
b)( )indica que a cigarra e a formiga são solitárias.
c)( )reforça as diferenças entre a cigarra e a formiga.
d)( )mostra que a formiga se incomoda com a cigarra.
3)Leia o texto:
Pescaria
Um homem
Que se preocupava demais
Com as coisas sem importância
Acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas
Um amigo lhe deu então uma idéia
De usar as minhocas
Numa pescaria
Para se distrair das preocupações.
O homem se distraiu tanto
Pescando
Que sua cabeça ficou leve
Como um balão
E foi subindo pelo ar
Até sumir nas nuvens.
Onde será que foi parar?
Não sei
Nem quero me preocupar com isso.
Vou mais é pescar.
José Paulo Paes
No verso”acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas a expressão grifada poderia ser substituída por:
a)( )minhocas penduradas nos cabelos.
b)( )muitas dores na cabeça.
c)( )a cabeça cheia de preocupações.
d)( )muitas preocupações com as minhocas.
A cabeça do homem ficou leve. A pescaria contribuiu para ele:
a)( )livrar-se dos problemas.
b)( )livrar-se das minhocas.
c)( )aprender a pescar.
d)( )esquecer quem ele era.
4)Leia o texto para responder à questão:
As abelhas
Vinícius de Moraes
A aaaaaaabelha mestra
E aaaaaaas abelhinhas.
Estão tooooooodas prontinhas.
Para iiiiiiir para a festa.
Nun zune que zune
Lá vão pro jardim.
Brincar com a cravina.
Valsar com o jasmim.
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
Volta pro cravo.
Venham ver como dão mel
As abelhinhas do céu.
No poema o poeta fala das abelhas como se elas fossem:
A)( )crianças brincando.
b)( )insetos que picam.
c)( )animais sem sentimentos.
d)( )flores do jardim.
5)Na frase “O menino era infeliz” ,a palavra feliz ganhou um prefixo IN que dá um sentido contrário à palavra original (feliz-não feliz).Esse caso também pode ser observado na formação da seguinte palavra:
a)( )invenção.
b)( )insatisfeito.
c)( )indigno.
d)( )inteligência.
6)Leia o texto para responder à questão:
Enquanto peixe-martelo
Bate: toque,toque,toque
Peixe-serra vai serrando:
Roque,roque,roque,roque.
Milton Camargo
No poema , as repetições das palavras “toque” e “roque”:
a)( )imitam os sons dos instrumentos martelo e serra.
b)( )explicam os nomes de dois tipos de peixes.
c)( )valorizam o uso dos instrumentos martelo e serra.
d)( )tornam o poema cansativo.
7)Leia o texto e responda à questão:
O RIO TIETÊ
O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste.Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral.Por isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1100 quilômetros , até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
O rio Tietê nasce:
a)( )no litoral do estado de São Paulo.
b)( )na região Metropolitana de São Paulo.
c)( )na cidade de Salesópolis, em São Paulo.
d)( )no estado do Mato Grosso do Sul.
8)Leia:
O gato pode ficar
Alívio para os donos de gatos.Cientistas da Universidade da Califórnia(EUA) acreditam ter descoberto uma maneira de acabar com a alergia aos felinos.Eles associaram uma proteína humana com uma proteína do bichano e criaram uma espécie de vacina contra o problema.Deu certo.mas o experimento, por enquanto se limitou a ratos.
Revista Isto É
A palavra destacada no trecho “Eles associaram uma proteína humana” refere-se aos:
a)( )gatos
b)( )cientistas
c)( )donos
d)( )felinos
9)Leia:
Na esquina
Um guarda estava correndo atrás de um ladrão.Quando o ladrão virou a esquina, o guarda o perdeu de vista e perguntou para um homem que estava parado ali perto:
_Por favor ,o senhor viu se alguém dobrou a esquina?
_Não sei, quando cheguei aqui ela já estava dobrada.
O traço de humor do texto está indicado na:
a)( )corrida do guarda.
b)( )pergunta do guarda.
c)( )resposta do homem.
d)( )fuga do ladrão.
10) Leia o texto a seguir:
Pequenos tormentos da vida
De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens desenrolam-se lentamente, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim...Sem fim é a aula: e nada acontece, nada...Bocejos e moscas.Se ao menos,pensa Lili, um avião entrasse pela janela e saísse pela outra.
Mário Quintana
O texto dá a impressão que Lili está:
a)( )imaginando coisas durante a aula.
b)( )prestando atenção na aula.
c)( )esperando um avião chegar.
d)( )conversando com os colegas.
11)Leia:
As saídas da caverna
Um menino estava numa caverna com três saídas. Na primeira havia muitos morcegos, na segunda muitas abelhas e na terceira dois leões mortos de fome. Por qual saída ele fugiu?
_Pela terceira, pois os leões estavam mortos mesmo.
Revista Recreio
O traço de humor do texto está:
a)( ) no sentido dado no texto à expressão “mortos de fome”.
b)( )na existência de muitos morcegos e abelhas.
c)( )na pergunta sobre a possibilidade de fuga do menino.
d)( )no fato de o menino estar preso numa caverna.
_
Nenhum comentário:
Postar um comentário