AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aluno(a)
Aluno(a)
1)Leia o texto para responder à questão:
Em que semana foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922?
A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu em apenas três dias:13 , 15 e 17 de fevereiro. O primeiro deles tratou da pintura e escultura , o segundo foi dedicado à literatura e à poesia e o terceiro dia ficou para a música. O evento , realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.
As expressões do texto : primeiro , segundo, e terceiro , informam:
a)( )a passagem do ano.
b)( )os lugares dos fatos.
c)( )o período do mês.
d)( )a passagem dos dias.
2)Leia:
Os meninos do engenho
Francisco Roberto dos Santos é um dos meninos “trabalhadores” do Brasil , e ele só...tem 13 anos .Trabalha desde os 11 em um engenho em Barbalha , Ceará . Baixo , mirradinho , parece bem mais novo do que é. Pés em sandália de solado de pneu .Há dois anos sua rotina é a mesma. Ele se levanta antes de 5 haras, toma uma xícara de café preto com um pedaço de cuscuz e segue a pé para a plantação, onde começa a trabalhar às 5h30.Prepara a tropa , separa a cana recém-cortada, ajuda a colocar os feixes no lombo dos jegues e toca os animais em direção ao engenho_uma distância de mais ou menos de 1km , que ele vai percorrer dezenas de vezes sob o sol forte ao longo das suas 12 horas de jornada diária.
O texto trata principalmente do :
a)( )engenho de cana.
b)( )horário de trabalho.
c)( )trabalho infantil.
d)( )transporte da cana.
No trecho “Francisco Roberto dos Santos é um dos meninos “trabalhadores” do Brasil” , a palavra destacada está entre aspas para mostrar que o autor está:
a)( )curioso.
b)( )indiferente.
c)( )conformado.
d)( )revoltado.
3)Leia o texto:
Sorvete alimenta
As pessoas já não acham que o sorvete é só uma guloseima , ele é considerado alimento porque é feito com leite , frutas , cacau , gordura e açúcar . Mas é bom não abusar . Comer muito sorvete engorda . Também é bom escovar os dentes depois de comer sorvete . Isso ajuda a evitar cáries . O médico pediatra José Elias Camargo diz que não se deve misturar sorvete com gripe . Ele explica que o gelado do sorvete atrapalha as defesas da garganta e do nariz , e se eles já estiverem doentes vão demorar mais para se recuperar.
Folha de São Paulo
A opinião do pediatra em relação ao sorvete é a de que:
a)( )ele é considerado alimento porque é feito com leite , frutas , cacau...
b)( )escovar os dentes depois de tomar sorvete ajuda a evitar cáries.
c)( )por ter gordura e açúcar , sorvete engorda e é bom não abusar.
d)( )é desaconselhável misturar sorvete com gripe , por causa do gelado.
O texto tem a finalidade de:
a)( )incentivar o consumo de sorvete.
b)( )anunciar um produto dietético.
c)( )ensinar receita culinária.
d)( )prevenir o leitor sobre saúde.
4)Leia:
Classificados poéticos
Menino que mora num planeta
Azul feito a cauda de um cometa
Quer se corresponder com alguém
De outra galáxia.
Neste planeta onde o menino mora
As coisas não vão tão bem assim:
O azul está ficando desbotado
E os homens brincam de guerra
É só apertar um botão.
Que o planeta Terra vai pelos ares.
Então o menino procura com urgência
Alguém de outra galáxia
Para trocar selos , figurinhas
E esperanças.
Roseana Murray
No trecho “Que o planeta Terra vai pelos ares” , a expressão em destaque sugere que a Terra vai:
a)( )acabar
b)( )desbotar
c)( )mudar
d)( )voar
O trecho abaixo que indica uma opinião é:
a)( )planeta azul feito a cauda de um cometa.
b)( )quer se corresponder com alguém.
c)( )as coisas não vão tão bem assim.
d)( )o menino procura com urgência.
5) Leia :
A lebre e a tartaruga
Uma tartaruga e uma lebre discutiam sobre qual era a mais rápida. E ,então , marcaram um dia em um lugar e se separaram. Ora , a lebre confiando em sua rapidez natural , não se apressou em correr , deitou no caminho e dormiu . Mas a tartaruga , consciente de sua lentidão , não parou de correr , e assim , ultrapassou a lebre que dormia e chegou ao fim.
Fábula de Esopo
Com base no texto , pode-se dizer que a tartaruga foi:
a)( )confusa
b)( )ingênua
c)( )persistente
d)( )veloz
O fato que deu início à narrativa foi a:
a)( )corrida disputada pelos animais.
b)( )discussão entre os personagens.
c)( )separação dos animais.
d)( )vitória da tartaruga.
6)Leia o texto a seguir:
A aranha
A aranha Argiope argentada , muito comum nos jardins , escolhe com cuidado o melhor lugar para armar sua teia : entre os galhos , no mato , numa racha de parede...Depois , como um técnico , trabalha seguindo um projeto bem determinado.Primeiro estende o fio , depois forma um quadro com outros fios , depois fabrica muitos raios , e sobre esses raios constrói um espiral. No final , se põe junto da teia à espera de que uma vibração de fios dê o aviso de que... o almoço está servido!
A aranha sabe que o almoço está servido quando:
a)( )arma sua teia em vários lugares.
b)( )escolhe o melhor lugar para a teia.
c)( )faz um projeto bem determinado.
d)( )sente a vibração dos fios da teia.
No texto “A aranha Argiope argentada , muito comum nos jardins.”.A expressão sublinhada apresenta idéia de:
a)( )causa
b)( )finalidade
c)( )lugar
d)( )tempo
7)Leia:
Ossos do ofício
Meu cunhado é médico no Recife . Um dia , ao ser convidado para fazer uma palestra para diabéticos , não atentou para o fato de a ausência ser de religiosos. Ao afirmar que diabetes é uma doença ainda sem cura , uma senhora levantou o braço e contestou-o:
_Já fui diabética e estou curada!
Meu cunhado retorquiu que isso era impossível. Talvez não fosse diabetes , ou a doença estivesse apenas sob controle.
_ Não , eu era diabética e estou curada. O Senhor me curou!
Meu cunhado , com sincera surpresa e espanto , respondeu:
_ Eu??! A senhora nunca entrou em meu consultório?
Revista Seleções
O efeito de humor no texto está na:
a)( )palestra do médico sobre diabetes.
b)( )presença de religiosos à palestra.
c)( )declaração da senhora sobre sua cura.
d)( )confusão com a palavra ‘Senhor”.
O texto “Ossos do Ofício” tem a finalidade de:
a)( )dar uma instrução.
b)( )divertir o leitor.
c)( )fazer uma propaganda.
d)( )ensinar uma receita.
8)Leia;
Depois do jantar
Também , que idéia a sua : andar a pé , margeando a Lagoa Rodrigo de Freitas , depois do jantar. O vulto caminhava em sua direção , chegou bem perto , estacou à sua frente . De certo ia pedir-lhe um auxílio.
_ Não tenho trocado. Mas tenho cigarros. Quer um ?
_ Não fumo , respondeu o outro.
Então ele queria era saber as horas. Levantou o antebraço esquerdo , consultou o relógio.
_ 9 e 17...9 e 20 , talvez. Andaram mexendo nele lá em casa.
_ Não estou querendo saber quantas horas são.prefiro o relógio.
_Como?
_ Já disse. Vai passando o relógio.
_Mas...
_Quer que eu mesmo tire? Pode machucar!
Após a leitura do texto , pode-se dizer que o narrador:
a)( )foi assaltado , pois a falta de segurança nas ruas é um fato.
B)( )fez um novo amigo durante uma caminhada.
c)( )informou as horas a um sujeito e continuou seu passeio.
d)( )tirou o relógio do pulso , pois estava machucando. 9) TCHAU
De repente a mãe ficou de joelhos , agarrou as duas mãos da Rebeca e foi despejando a fala :
___ Eu me apaixonei por outro homem , Rebeca . Eu estou sentindo por ele uma coisa que nunca! Nunca eu tinha sentido antes . Quando eu conheci o teu pai eu fui gostando cada dia mais um pouco dele , me acostumando , ficando amiga , querendo o bem . A gente construiu na calma um amor gostoso e foi feliz uma porção de anos . E mesmo quando eu reclamava que ele gostava mais da música do que de mim , eu era feliz ...
____ O pai adora você ! você não pode ...
___ e mesmo quando o dinheiro era superapertado a gente era feliz...
___ Ele gostava de você ! ele gosta demais de você !
___ mas esse último ano ta sempre discutindo, a gente briga a toda hora .
Lígia Bojunga
Pode-se dizer que o diálogo entre os personagens ocorre porque :
a)( )a mãe quer contar a história para o pai.
b)( )a mãe conta que se apaixonou por outro homem.
c)( )Rebeca gosta muito do pai.
d)( )Rebeca quer que a família seja feliz.
No diálogo acima , quem fala primeiro é :
a)( )a mãe.
b)( )Rebeca.
c)( )o pai.
d)( )outro homem.
10) O LOBO VELHO
Adoecera o lobo e , como não pudesse caçar , curtia na cama de palha a maior fome de sua vida . Foi quando lhe apareceu a raposa .
___ Bem vinda seja , comadre ! É o céu que a manda aqui . Estou morrendo de fome e se alguém não me socorre , adeus , lobo ! ...
___ Pois espere aí que já te arranjo uma rica petisqueira __ respondeu a raposa com uma idéia na Ca beça .
Saiu e foi para a montanha onde costumavam pastar ovelhas . Encontrou logo uma , desgarrada .
___Viva , anjinho ! Que faz por aqui , tão quieta ?Está a tremer...
___ É que me perdi e tremo de medo do lobo .
___ Medo do lobo ? Que bobagem ? Pois ignora que o lobo já fez as pazes com o rebanho ?
___ Que me diz ?
___ A verdade , filha . Venho da casa dele , onde conversamos muito tempo . O pobre lobo está na agonia e arrependido da guerra que moveu às ovelhas . Pediu-me que me dissesse isto a vocês e as levasse lá , todas , a fim de selarem um pacto de reconciliação .
A ingênua ovelhinha pulou de alegria . Que sossego dali por diante , para ela e as demais companheiras ! Que bom viver assim , sem o terror do lobo no coração !
Enternecida disse:
___ Pois vou eu mesma selar o acordo .
Partiram . A raposa , à frente , conduziu-a à toca da fera . Entraram . Ao dar com o lobo estirado no catre , a ovelhinha por um triz que não desmaiou de medo .
___ Vamos _ disse a raposa _ beije a pata do magnânimo senhor ! Abrace-o , menina !
A inocente , vencendo o medo , dirigiu-se para o lobo e abraçou-o . E foi-se a ovelha ! ...
Muito padecem os bons que julgam os outros por si .
Monteiro Lobato
O texto foi escrito com a finalidade de:
a)( )dar um ensinamento moral.
b)( )descrever como vivem os animais.
c)( )fazer propaganda de um livro infantil.
d)( )orientar alguns procedimentos.
Nos trechos abaixo , a expressão sublinhada que indica finalidade é;
a)( )”curtia na cama de palha a maior fome .”
b)( )” venho da casa dele , onde conversamos.”
c)( ) “ e as levasse lá (...) a fim de selarem um pacto.”
d)( ) “ Ao dar com o lobo estirado no catre.”
11) LIMPEZA GERAL
Dona celeste morava na Tijuca quando , certo dia , um menino da vizinhança a viu muito triste à janela e perguntou :
___ Que é que tu tem ?
___Hoje as coisas estão pretas . Não tenho cozinheira , nem arrumadeira. Dá vontade de sumir .
O garoto olha a senhora com pena e diz :
___Não faz mal , dona Celeste . A gente faz . A gente ajuda .
E sumiu .
Daí a pouco apareceu com uma turma de meninos da vizinhança e distribuiu as tarefas :__ uma lava a cozinha , outro vai cuidar dos pratos , o terceiro se encarrega de descascar cenouras e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda .
Só que , para lavar a varanda , ele ia molhar o pano no tanque do quintal que cruzava a sala encerrada , deixando-a inundada .
Para não magoar a meninada , dona Celeste foi engolindo tudo .
Quando a “ colaboração” terminou , estava ela com o seguinte resultado :__ cinco pratos quebrados , duas xícaras estilhaçadas , oito copos rachados , a sala inundada , duas estatuetas raras partidas e o cuco do relógio estrangulado , pois o garotinho quisera arrematar o serviço dando corda .
O pirralho , ao fim de tudo , convidou :
___A senhora quer ver a varanda como ficou ?
De fato estava um brinco , se não se reparasse inadvertidamente , nas jarras de plantas derrubadas e no lixo escondido por detrás das portas .
___Agora a senhora está contente ?
Tinha que estar .Dona Celeste adorava crianças e não ia dar esse desgosto ao Claudinho .
E , ao sair , o garoto tem um rasgo final de generosidade :
___ Amanhã a gente vem limpar o resto !
Pedro Bloch
No trecho , “ deixando-a inundada .” A palavra em destaque refere-se a:
a)( ) cozinha
b)( ) varanda
c)( ) sala
d)( ) quintal
No texto , pode-se encontrar traço de humor em :
a)( )”Hoje as coisas estão pretas.”
b)( ) “Dá vontade de sumir.”
c)( ) “Não faz mal (...) A gente ajuda .”
d)( ) “Amanhã a gente vem limpar o resto .”
O que motivou o menino a querer ajudar dona Celeste foi a:
A)( ) falta de arrumadeira.
b)( ) falta de cozinheira.
c)( ) distribuição das tarefas .
d)( ) tristeza de dona Celeste .
Nenhum comentário:
Postar um comentário