sábado, 8 de outubro de 2011

avaliação português 4º ou 5º ano

AVALIAÇÃO  DE  LÍNGUA  PORTUGUESA
Aluno(a)
1)Leia  o  texto  para  responder  à  questão:
                Em  que  semana  foi  realizada  a  Semana  de  Arte  Moderna  de  1922?
A  Semana  de  Arte  Moderna  de  1922  aconteceu  em  apenas  três  dias:13 , 15  e 17  de  fevereiro. O  primeiro  deles  tratou  da  pintura  e  escultura , o  segundo  foi  dedicado  à  literatura  e  à  poesia  e  o  terceiro  dia  ficou  para  a  música. O  evento , realizado  no  Teatro  Municipal  de  São  Paulo,  foi  o  grande  marco  do  Modernismo  no  Brasil.
As  expressões  do  texto : primeiro , segundo, e  terceiro , informam:
a)(   )a  passagem  do  ano.
b)(   )os  lugares  dos  fatos.
c)(   )o  período  do  mês.
d)(   )a  passagem  dos  dias.
2)Leia:
                               Os  meninos  do  engenho
Francisco  Roberto  dos  Santos  é  um  dos  meninos  “trabalhadores”  do  Brasil , e  ele  só...tem  13  anos .Trabalha  desde  os  11  em  um  engenho  em  Barbalha , Ceará . Baixo , mirradinho , parece  bem  mais  novo  do  que  é. Pés  em  sandália  de  solado  de  pneu  .Há  dois  anos  sua  rotina  é  a  mesma. Ele  se  levanta  antes  de  5  haras, toma  uma  xícara  de  café  preto  com  um  pedaço  de  cuscuz  e  segue  a    para  a  plantação, onde  começa  a  trabalhar  às  5h30.Prepara  a  tropa  , separa  a  cana  recém-cortada, ajuda  a  colocar  os  feixes  no  lombo  dos  jegues  e  toca  os  animais  em  direção  ao  engenho_uma  distância  de  mais  ou  menos  de  1km  , que  ele  vai  percorrer  dezenas  de  vezes  sob  o  sol  forte  ao  longo  das  suas  12 horas  de  jornada  diária.

O  texto  trata  principalmente  do :
a)(   )engenho  de  cana.
b)(   )horário  de  trabalho.
c)(   )trabalho  infantil.
d)(   )transporte  da  cana.

No  trecho  “Francisco  Roberto  dos  Santos é  um  dos  meninos  “trabalhadores”  do  Brasil” , a  palavra  destacada  está  entre  aspas  para  mostrar  que  o  autor  está:
a)(   )curioso.
b)(   )indiferente.
c)(   )conformado.
d)(   )revoltado.

3)Leia  o  texto:
                                                               Sorvete  alimenta
As  pessoas    não  acham  que  o  sorvete  é    uma  guloseima , ele  é  considerado  alimento  porque  é  feito  com  leite , frutas , cacau , gordura  e  açúcar . Mas  é  bom  não  abusar . Comer  muito  sorvete  engorda . Também  é  bom  escovar  os  dentes  depois  de  comer  sorvete . Isso  ajuda  a  evitar  cáries . O  médico  pediatra  José  Elias  Camargo  diz  que  não  se  deve  misturar  sorvete  com  gripe . Ele  explica  que  o  gelado  do  sorvete  atrapalha  as  defesas  da  garganta  e  do  nariz , e  se  eles    estiverem  doentes  vão  demorar  mais  para  se  recuperar.
                                                                              Folha  de  São  Paulo
A  opinião  do  pediatra  em  relação  ao  sorvete  é  a  de  que:
a)(   )ele  é  considerado  alimento  porque  é  feito  com  leite , frutas , cacau...
b)(   )escovar  os  dentes  depois  de  tomar  sorvete  ajuda  a  evitar  cáries.
c)(   )por  ter  gordura  e  açúcar , sorvete  engorda  e  é  bom  não  abusar.
d)(     desaconselhável  misturar  sorvete  com  gripe , por  causa  do  gelado.

O  texto  tem  a  finalidade  de:
a)(   )incentivar  o  consumo  de  sorvete.
b)(   )anunciar  um  produto  dietético.
c)(   )ensinar  receita  culinária.
d)(   )prevenir  o  leitor  sobre  saúde.

4)Leia:
                                                               Classificados  poéticos
                                               Menino  que  mora  num  planeta
                                               Azul  feito  a  cauda  de  um  cometa
                                               Quer  se  corresponder  com  alguém
                                               De  outra  galáxia.
                                               Neste  planeta  onde  o  menino  mora
                                               As  coisas  não  vão  tão  bem  assim:
                                               O  azul  está  ficando  desbotado
                                               E  os  homens  brincam  de  guerra
                                               É    apertar  um  botão.
                                               Que  o  planeta  Terra  vai  pelos  ares.
                                               Então  o  menino  procura  com  urgência
                                               Alguém  de  outra  galáxia
                                               Para  trocar  selos , figurinhas
                                               E  esperanças.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Roseana  Murray

No  trecho  “Que  o  planeta  Terra  vai  pelos  ares” , a  expressão  em  destaque  sugere  que  a  Terra  vai:
a)(   )acabar
b)(   )desbotar
c)(   )mudar
d)(   )voar

O  trecho  abaixo  que  indica  uma  opinião  é:
a)(   )planeta  azul  feito  a  cauda  de  um  cometa.
b)(   )quer  se  corresponder  com  alguém.
c)(   )as  coisas  não  vão  tão  bem  assim.
d)(   )o  menino  procura  com  urgência.
5) Leia :
                                               A  lebre  e  a  tartaruga
Uma  tartaruga  e  uma  lebre  discutiam  sobre  qual  era  a  mais  rápida. E ,então , marcaram  um  dia  em  um  lugar  e  se  separaram. Ora , a  lebre  confiando  em  sua  rapidez  natural , não  se  apressou  em  correr , deitou  no  caminho  e  dormiu . Mas  a  tartaruga , consciente  de  sua  lentidão , não  parou  de  correr  , e  assim  , ultrapassou  a  lebre  que  dormia  e  chegou  ao  fim.
                                                                              Fábula  de  Esopo
Com  base  no  texto , pode-se  dizer  que  a  tartaruga  foi:
a)(   )confusa
b)(   )ingênua
c)(   )persistente
d)(   )veloz

O  fato  que  deu  início  à  narrativa  foi  a:
a)(   )corrida  disputada  pelos  animais.
b)(   )discussão  entre  os  personagens.
c)(   )separação  dos  animais.
d)(   )vitória  da  tartaruga.

6)Leia  o  texto  a  seguir:
                                                                              A  aranha
A  aranha  Argiope  argentada , muito  comum  nos  jardins , escolhe  com  cuidado  o  melhor  lugar  para  armar  sua  teia  : entre  os  galhos , no  mato , numa  racha  de  parede...Depois , como  um  técnico  , trabalha  seguindo  um  projeto  bem  determinado.Primeiro  estende  o  fio , depois  forma  um  quadro  com  outros  fios , depois  fabrica  muitos  raios , e sobre  esses  raios  constrói  um  espiral. No  final , se  põe  junto  da  teia  à  espera  de  que  uma  vibração  de  fios    o  aviso  de  que... o  almoço  está  servido!
A  aranha  sabe  que  o  almoço  está  servido  quando:
a)(   )arma  sua  teia  em  vários  lugares.
b)(   )escolhe  o  melhor  lugar  para  a  teia.
c)(   )faz  um  projeto  bem  determinado.
d)(   )sente  a  vibração  dos  fios  da  teia.
No  texto “A  aranha  Argiope  argentada , muito  comum  nos  jardins.”.A  expressão  sublinhada  apresenta  idéia  de:
a)(   )causa
b)(   )finalidade
c)(   )lugar
d)(   )tempo

7)Leia:
                                               Ossos  do  ofício
Meu  cunhado  é  médico  no  Recife . Um  dia , ao  ser  convidado  para  fazer  uma  palestra  para  diabéticos , não  atentou  para  o  fato  de  a  ausência  ser  de  religiosos. Ao  afirmar  que  diabetes  é  uma  doença  ainda  sem  cura , uma  senhora  levantou  o  braço  e  contestou-o:
_Já  fui  diabética  e  estou  curada!
Meu  cunhado  retorquiu  que  isso  era  impossível. Talvez  não  fosse  diabetes , ou  a  doença  estivesse  apenas  sob  controle.
_ Não , eu  era  diabética  e  estou  curada. O  Senhor  me  curou!
Meu  cunhado , com  sincera  surpresa  e  espanto , respondeu:            
_ Eu??! A  senhora  nunca  entrou  em  meu  consultório?
                                                                              Revista  Seleções
O  efeito  de  humor  no  texto  está  na:
a)(  )palestra  do  médico  sobre  diabetes.
b)(   )presença  de  religiosos  à  palestra.
c)(   )declaração  da  senhora  sobre  sua  cura.
d)(   )confusão  com  a  palavra  ‘Senhor”.

O  texto  “Ossos  do  Ofício”  tem  a  finalidade  de:
a)(   )dar  uma  instrução.
b)(   )divertir  o  leitor.
c)(   )fazer  uma  propaganda.
d)(   )ensinar  uma  receita.

8)Leia;
                                               Depois  do  jantar
Também , que  idéia  a  sua : andar  a  pé , margeando  a  Lagoa  Rodrigo  de  Freitas , depois  do  jantar. O  vulto  caminhava  em  sua  direção , chegou  bem  perto , estacou  à  sua  frente . De  certo  ia  pedir-lhe  um  auxílio.
_ Não  tenho  trocado. Mas  tenho  cigarros. Quer  um ?
_ Não  fumo , respondeu  o  outro.
Então  ele  queria  era  saber  as  horas. Levantou  o  antebraço  esquerdo , consultou  o  relógio.
_ 9  e  17...9  e  20 , talvez. Andaram  mexendo  nele    em  casa.
_ Não estou  querendo  saber  quantas  horas  são.prefiro  o  relógio.
_Como?
_ Já  disse. Vai  passando  o  relógio.
_Mas...
_Quer  que  eu  mesmo  tire? Pode  machucar!
Após  a  leitura  do  texto , pode-se  dizer  que  o  narrador:
a)(  )foi  assaltado , pois   a  falta  de  segurança  nas  ruas  é  um  fato.
B)(   )fez  um  novo  amigo  durante  uma  caminhada.
c)(   )informou  as  horas  a  um   sujeito  e  continuou  seu  passeio.
d)(   )tirou  o  relógio  do  pulso , pois  estava  machucando.                                                                                                                                                                                                                                                                  9)                                           TCHAU
                De repente  a  mãe  ficou  de  joelhos , agarrou  as  duas  mãos  da  Rebeca  e  foi  despejando  a  fala :
  ___ Eu  me  apaixonei  por  outro  homem , Rebeca . Eu  estou  sentindo  por  ele  uma  coisa  que  nunca! Nunca  eu  tinha  sentido  antes . Quando  eu  conheci  o  teu  pai  eu  fui  gostando  cada  dia  mais  um  pouco  dele , me  acostumando , ficando  amiga , querendo  o  bem . A  gente  construiu  na  calma  um  amor  gostoso  e  foi  feliz  uma  porção  de  anos . E  mesmo  quando  eu  reclamava  que  ele  gostava  mais  da  música  do  que  de  mim , eu  era  feliz ...
____ O  pai  adora  você ! você  não  pode ...
___ e  mesmo  quando  o  dinheiro  era  superapertado  a  gente  era  feliz...
___ Ele  gostava  de  você !  ele  gosta  demais  de  você !
___ mas  esse  último  ano  ta  sempre  discutindo, a  gente  briga  a  toda  hora .
                                                                                              Lígia  Bojunga

Pode-se  dizer  que  o  diálogo  entre  os  personagens  ocorre  porque :
a)(   )a  mãe  quer  contar  a  história  para  o  pai.
b)(   )a  mãe  conta  que  se  apaixonou  por  outro  homem.
c)(   )Rebeca  gosta  muito  do  pai.
d)(   )Rebeca  quer  que  a  família  seja  feliz.

No  diálogo  acima , quem  fala  primeiro é :
a)(   )a  mãe.
b)(   )Rebeca.
c)(   )o  pai.
d)(   )outro  homem.

10)   O  LOBO  VELHO
                Adoecera  o  lobo  e , como  não  pudesse  caçar , curtia  na  cama  de  palha  a  maior  fome  de  sua  vida . Foi  quando  lhe  apareceu  a  raposa .
                ___ Bem  vinda  seja , comadre ! É   o  céu  que  a  manda  aqui . Estou  morrendo  de  fome  e  se  alguém  não  me  socorre , adeus , lobo ! ...
                ___ Pois  espere    que    te  arranjo  uma  rica  petisqueira __ respondeu  a  raposa  com  uma  idéia  na  Ca  beça .
                Saiu  e  foi  para  a  montanha  onde  costumavam  pastar  ovelhas . Encontrou  logo  uma , desgarrada .
                ___Viva , anjinho ! Que  faz  por  aqui , tão  quieta ?Está  a  tremer...
                ___ É  que  me  perdi  e  tremo  de  medo  do  lobo .
                ___ Medo  do  lobo ? Que  bobagem ? Pois  ignora  que  o  lobo    fez  as  pazes  com  o  rebanho ?
                ___ Que  me  diz ?
                ___ A  verdade , filha . Venho  da  casa  dele , onde  conversamos  muito  tempo . O  pobre  lobo  está  na  agonia  e arrependido  da  guerra  que  moveu  às  ovelhas . Pediu-me  que   me  dissesse  isto  a  vocês  e  as  levasse  lá , todas , a  fim  de  selarem  um  pacto  de  reconciliação .
                A  ingênua  ovelhinha  pulou  de  alegria . Que  sossego  dali  por  diante , para  ela  e  as  demais  companheiras ! Que  bom  viver  assim , sem  o  terror  do  lobo  no  coração !
                Enternecida  disse:
                ___ Pois  vou  eu  mesma  selar  o  acordo .
                Partiram . A  raposa , à  frente , conduziu-a  à  toca  da  fera . Entraram . Ao  dar  com  o  lobo  estirado  no  catre   , a  ovelhinha  por  um  triz  que  não  desmaiou  de  medo .
                ___ Vamos _ disse  a  raposa _ beije  a  pata  do  magnânimo  senhor  ! Abrace-o , menina !
                A  inocente , vencendo  o  medo , dirigiu-se  para  o  lobo  e  abraçou-o . E  foi-se  a  ovelha ! ...
                Muito  padecem  os  bons  que  julgam  os  outros  por  si .
                                                                                              Monteiro  Lobato

O  texto  foi  escrito  com  a  finalidade  de:
a)(   )dar  um  ensinamento  moral.
b)(   )descrever  como  vivem  os  animais.
c)(   )fazer  propaganda  de  um  livro  infantil.
d)(   )orientar  alguns  procedimentos.

Nos  trechos  abaixo , a  expressão  sublinhada  que  indica  finalidade  é;
a)(   )”curtia  na  cama    de  palha  a  maior  fome .”
b)(   )” venho  da  casa  dele    , onde  conversamos.”
c)(   ) “ e  as levasse  lá (...) a  fim  de  selarem  um  pacto.”         
d)(    ) “ Ao  dar  com  o  lobo  estirado  no  catre.”                                                                         
       
11)                                         LIMPEZA  GERAL
                Dona  celeste  morava  na  Tijuca  quando , certo  dia , um  menino  da  vizinhança  a  viu  muito  triste  à  janela  e  perguntou :
                ___ Que  é  que  tu  tem ?
                ___Hoje  as  coisas  estão  pretas . Não  tenho  cozinheira , nem  arrumadeira. Dá  vontade  de  sumir .
                O  garoto  olha  a  senhora  com  pena  e  diz :
                ___Não  faz  mal , dona  Celeste . A  gente  faz  . A  gente  ajuda .
                E  sumiu .
                Daí  a  pouco  apareceu  com  uma  turma  de  meninos  da  vizinhança  e  distribuiu  as  tarefas :__ uma  lava  a  cozinha , outro  vai  cuidar  dos  pratos , o  terceiro  se  encarrega  de  descascar   cenouras  e  para  si  o  menino  reservou  a  tarefa  de  lavar  a  varanda .
                  que , para  lavar  a  varanda , ele  ia  molhar  o  pano  no  tanque  do  quintal  que  cruzava  a  sala  encerrada , deixando-a  inundada .
                Para  não  magoar  a  meninada  , dona  Celeste  foi  engolindo  tudo .
                Quando  a     colaboração”  terminou  , estava  ela  com  o  seguinte  resultado :__ cinco  pratos  quebrados , duas  xícaras  estilhaçadas , oito  copos  rachados , a  sala  inundada , duas  estatuetas  raras  partidas  e  o  cuco  do  relógio  estrangulado , pois  o  garotinho  quisera  arrematar  o  serviço  dando  corda .
                O  pirralho , ao  fim  de  tudo , convidou :
                ___A  senhora  quer  ver  a  varanda  como  ficou ?
                De  fato  estava  um  brinco , se  não  se  reparasse  inadvertidamente , nas  jarras  de  plantas  derrubadas  e  no  lixo  escondido  por  detrás  das  portas .
                ___Agora  a  senhora  está  contente ?
                Tinha  que  estar  .Dona  Celeste  adorava  crianças  e  não  ia  dar  esse  desgosto  ao  Claudinho .
                E  , ao  sair , o garoto  tem  um  rasgo  final  de  generosidade :
                ___ Amanhã  a  gente  vem  limpar  o  resto !
                                                                                                                             Pedro  Bloch

No  trecho , “ deixando-a  inundada .” A  palavra  em  destaque  refere-se  a:
a)(   ) cozinha
b)(   ) varanda
c)(   ) sala
d)(   ) quintal

No  texto , pode-se  encontrar  traço  de  humor  em :
a)(   )”Hoje  as  coisas  estão  pretas.”
b)(   ) “Dá  vontade  de  sumir.”
c)(    ) “Não  faz  mal (...) A  gente  ajuda .”
d)(    ) “Amanhã  a  gente  vem  limpar  o  resto .”

O  que  motivou  o  menino  a  querer  ajudar  dona  Celeste  foi  a:
A)(   ) falta  de  arrumadeira.
b)(   ) falta  de  cozinheira.
c)(    ) distribuição  das  tarefas .
d)(    ) tristeza  de  dona  Celeste .


Nenhum comentário:

Postar um comentário