Avaliação de Língua Portuguesa
Escola:___________________________________________
Aluno(a):__________________________________________
1) Leia o texto e responda à pergunta:
A história das letras
A escrita foi inventada na Suméria , onde hoje é o Irã e o Iraque. Essa região é chamada Mesopotâmia e significa " entre rios". Os rios são o Tigre e o Eufrates. Antigamente , cerca de 5 mil anos atrás , a escrita começou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Usou-se também madeira , metal e pedra para escrever . A ideia pegou e , assim , surgiram maneiras diferentes de escrever em vários pontos do mundo , de acordo com a língua falada em cada região.
Ciências Hoje para crianças
No texto , qual palavra dá ideia de tempo?
( ) Assim
( ) Antigamente
( ) Entre
( ) Onde
2)Leia com atenção o texto e responda:
ELEFANTE
Onde vive: África e Ásia
Alimentação: Folhagens , frutos e gramíneas
Peso:Até 7 toneladas
Tamanho:Até 4 metros
Tempo de vida: Em média 70 anos
Revista Recreio
Qual é o assunto do texto?
( ) Características do elefante
( ) Domesticação dos elefantes
( ) Relacionamento entre os elefantes
( ) Perigos que os elefantes oferecem
3)Leia:
A casa na floresta
Numa cabana , à beira de uma grande floresta , vivia um lenhador com a mulher e três filhas . Um dia , de manhãzinha , ao sair para o trabalho , recomendou à mulher:
___ Mande a menina mais velha levar o meu almoço , porque hoje vou voltar muito tarde. Vou levando um saco de lentilhas para ir marcando o caminho , e ela me encontrará facilmente.
Wilhelm e Jacob Grimm
Quando aconteceu a história?
( ) À noite
( ) À tarde
( ) De madrugada
( ) De manhãzinha
4) Leia o texto abaixo:
Quando os ingleses chegaram à Austrália viram os cangurus , perguntaram aos nativos:
___ Que bicho é esse? ___ os nativos não entenderam e responderam :
___ Canguru __ ou seja :"não entendemos".
Os ingleses tomaram nota dos sons que ouviram e o canguru passou a ser chamado de canguru.
Almanaque Ruth Rocha
Qual é o significado da palavra canguru para os nativos?
( ) "Os sons"
( ) "Não entendemos"
( ) "Ou seja"
( ) "Que bicho é esse"
5) Leia o texto e responda à pergunta:
Faz muito tempo
Foi em 1500 , em Portugal , do outro lado do mar.Havia um menino chamado Pedrinho.
E havia o mar.
Pedrinho amava o mar.
Pedrinho queria ser marinheiro.
Tinha alma de aventureiro.
Perguntava sempre para o pai:
___O que é que há do outro lado do mar?
O pai sacudia a cabeça:
___ Ninguém sabe , meu filho , ninguém sabe...
Naquele tempo , ninguém sabia o que havia do outro lado do mar.
Ruth Rocha
Qual o trecho do texto apresenta o que Pedrinho disse?
( ) Ninguém sabe , meu filho , ninguém sabe...
( ) O que é que há do outro lado do mar?
( ) Pedrinho amava o mar.
( ) Tinha lama de aventureiro.
6) Leia o poema e responda as questões:
ZUUUMM...ZUUUMMM...
VOAM LIGEIRO
AS ABELHINHAS
PRO PESSEGUEIRO
Ieda Dias
Com a repetição Zuuummm...Zuuummm... , a autora quis mostrar:
( ) o tamanho das abelhas
( ) a alegria das abelhas
( ) o barulho do voo das abelhas
( ) a cor das abelhas
A fruta da árvore é:
( ) jabuticaba
( ) manga
( ) pêra
( ) pêssego
7) Leia a estrofe abaixo e responda:
MARIA FICOU CONHECIDA
COMO MENINA ENCANTADA
QUANDO ZANGA , VIRA BRUXA
QUANDO AMA VIRA FADA.
A palavra grifada quer dizer que a menina ficou:
( ) tímida
( ) preocupada
( ) brava
( ) linda
Muito bom, parabéns pelo seu blog
ResponderExcluir