Exercícios
1) As aulas diárias de Paulo tem duração de 3 horas e 50 minutos por dia . Esse período é equivalente a :
( ) 150 min
( ) 230 min
( ) 130 min
( ) 350 min
2) A aula da professora começa às 7 horas e 10 minutos e tem duração de 1 hora e 55 minutos. Essa aula termina às:
( ) 8h e 45 min
( ) 8 h e 55 min
( ) 9 h e 5 min
( ) 9 h e 15 min
3) Roberto correu a Maratona da Pampulha em 2008. Ele fez o percurso em 1 hora e 47 minutos . Qual foi o tempo gasto por Roberto para completar essa maratona?
( ) 100 minutos
( ) 107 minutos
( ) 117 minutos
( ) 147 minutos
4) O olho humano enxerga 12 imagens por segundo . Durante 60 segundos , quantas imagens o olho humano consegue enxergar?
( ) 72
( ) 180
( ) 620
( ) 720
5)Um filme durou 2 horas e 15 minutos. Quantos minutos durou este filme?
( ) 75
( ) 135
( ) 215
( ) 300
6) Quantos minutos fica uma criança na escola cujo período de aulas é de 4 horas e 15 minutos?
( ) 120
( ) 225
( ) 240
( ) 255
7) Em uma partida de futebol , o juiz prorrogou o tempo regulamentar em 2 minutos. Esse tempo em segundos é igual a :
( ) 20 segundos
( ) 60 segundos
( ) 100 segundos
( ) 120 segundos
8) Uma partida oficial de futebol dura 1 hora e meia , ou seja:
( ) 30 min
( ) 60 min
( ) 90 min
( ) 120 min
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
sábado, 29 de outubro de 2011
Exercícios sobre unidades de medida de tempo (4º ou5º ano)
Exercícios
1) Faltam 31 dias para o aniversário de João. Quantas semanas completas faltam para o aniversário dele?
( ) 3
( ) 4
( ) 5
( ) 6
2)A primeira cidade fundada no Brasil foi São Vicente , no litoral do estado de São Paulo . Ela foi fundada em 1.532. Em que ano São Vicente completará 500anos?
( ) no ano de 2000
( ) no ano de 2002
( ) no ano de 2032
( ) no ano 2320
3) Faltam 3 anos e 1 mês para Paulo fazer uma viagem dos seus sonhos . Quantos meses faltam para Paulo fazer a viagem?
( ) 3
( ) 7
( ) 36
( ) 37
4) Meu tio vai completar meio século de vida. Ele fará:
( ) 2 anos
( ) 10 anos
( ) 50 anos
( ) 100 anos
5) Um caminhoneiro gastou 36 dias para fazer uma viagem . Ele fez essa viagem em:
( ) 5 semanas
( ) 5 semanas e 1 dia
( ) 7 semanas
( ) 7 semanas e 1 dia
6) Ana fez um curso de música durante 3 semestres.Esse período corresponde a:
( ) 6 meses
( ) 12 meses
( ) 15 meses
( ) 18 meses
7) Severino mora no sul de Minas Gerais . Ele quer viajar para o nordeste do Brasil para visitar sua mãe. A viagem de ónibus dura 48 horas . Quantos dias Severino vai levar na viagem?
( ) 2 dias
( ) 3 dias
( ) 4 dias
( ) 5 dias
8) Este ano , Carlos tirou 21 dias de férias. Quantas semanas ele ficou de férias?
( ) 5 semanas
( ) 4 semanas
( ) 3 semanas
( ) 2 semanas
9) Fernando ficou no sítio de sua avó do dia 16 de Junho ao dia 14 de Julho de 2005. Assim sendo , quantas semanas Fernando ficou no sítio?
( ) 14
( ) 28
( ) 4
( ) 2
1) Faltam 31 dias para o aniversário de João. Quantas semanas completas faltam para o aniversário dele?
( ) 3
( ) 4
( ) 5
( ) 6
2)A primeira cidade fundada no Brasil foi São Vicente , no litoral do estado de São Paulo . Ela foi fundada em 1.532. Em que ano São Vicente completará 500anos?
( ) no ano de 2000
( ) no ano de 2002
( ) no ano de 2032
( ) no ano 2320
3) Faltam 3 anos e 1 mês para Paulo fazer uma viagem dos seus sonhos . Quantos meses faltam para Paulo fazer a viagem?
( ) 3
( ) 7
( ) 36
( ) 37
4) Meu tio vai completar meio século de vida. Ele fará:
( ) 2 anos
( ) 10 anos
( ) 50 anos
( ) 100 anos
5) Um caminhoneiro gastou 36 dias para fazer uma viagem . Ele fez essa viagem em:
( ) 5 semanas
( ) 5 semanas e 1 dia
( ) 7 semanas
( ) 7 semanas e 1 dia
6) Ana fez um curso de música durante 3 semestres.Esse período corresponde a:
( ) 6 meses
( ) 12 meses
( ) 15 meses
( ) 18 meses
7) Severino mora no sul de Minas Gerais . Ele quer viajar para o nordeste do Brasil para visitar sua mãe. A viagem de ónibus dura 48 horas . Quantos dias Severino vai levar na viagem?
( ) 2 dias
( ) 3 dias
( ) 4 dias
( ) 5 dias
8) Este ano , Carlos tirou 21 dias de férias. Quantas semanas ele ficou de férias?
( ) 5 semanas
( ) 4 semanas
( ) 3 semanas
( ) 2 semanas
9) Fernando ficou no sítio de sua avó do dia 16 de Junho ao dia 14 de Julho de 2005. Assim sendo , quantas semanas Fernando ficou no sítio?
( ) 14
( ) 28
( ) 4
( ) 2
Exercícios sobre unidades de medida de tempo (4º ou5º ano)
Exercícios
1)André está fazendo uma faculdade que tem duração de 8 semestres.Essa faculdade tem a duração de:
( ) 8 anos
( ) 6 anos
( ) 5 anos
( ) 4 anos
2)A Escola"NADE BEM" oferece um curso de natação que dura 42 dias. Um aluno que tem aulas todos os dias , inclusive aos sábados e domingos , quantas semanas gastará para concluir o curso?
( ) 6
( ) 7
( ) 8
( ) 9
3) Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto mar de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequencia dos meses do ano , quantos meses a bióloga ficou em alto mar estudando o comportamento das baleias?
( ) 2 meses
( ) 3 meses
( ) 5 meses
( ) 6 meses
4) A professora de Marcos lhe deu um prazo de três meses para completar uma tarefa. Quantas quinzenas Marcos terá para concluir essa tarefa?
( ) 3 quinzenas
( ) 4 quinzenas
( ) 5 quinzenas
( ) 6 quinzenas
5) No fundo de um pote de margarina , podia-se ler a seguinte inscrição;
FABRICADO EM: 21 DE OUT 98
VÁLIDO ATÉ :21 DE JAN 99
Qual o tempo de validade deste produto?
( ) 1 ano e três meses
( ) 1 ano e nove meses
( ) 9 meses
( ) 3 meses
6) A avó de Patrícia mora muito longe. Para ir visitá-la a menina gastou 36 horas de viagem. Quantos dias durou a viagem de Patrícia?
( ) 1 dia
( ) 1 dia e meio
( ) 3 dias
( ) 36 dias
1)André está fazendo uma faculdade que tem duração de 8 semestres.Essa faculdade tem a duração de:
( ) 8 anos
( ) 6 anos
( ) 5 anos
( ) 4 anos
2)A Escola"NADE BEM" oferece um curso de natação que dura 42 dias. Um aluno que tem aulas todos os dias , inclusive aos sábados e domingos , quantas semanas gastará para concluir o curso?
( ) 6
( ) 7
( ) 8
( ) 9
3) Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto mar de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequencia dos meses do ano , quantos meses a bióloga ficou em alto mar estudando o comportamento das baleias?
( ) 2 meses
( ) 3 meses
( ) 5 meses
( ) 6 meses
4) A professora de Marcos lhe deu um prazo de três meses para completar uma tarefa. Quantas quinzenas Marcos terá para concluir essa tarefa?
( ) 3 quinzenas
( ) 4 quinzenas
( ) 5 quinzenas
( ) 6 quinzenas
5) No fundo de um pote de margarina , podia-se ler a seguinte inscrição;
FABRICADO EM: 21 DE OUT 98
VÁLIDO ATÉ :21 DE JAN 99
Qual o tempo de validade deste produto?
( ) 1 ano e três meses
( ) 1 ano e nove meses
( ) 9 meses
( ) 3 meses
6) A avó de Patrícia mora muito longe. Para ir visitá-la a menina gastou 36 horas de viagem. Quantos dias durou a viagem de Patrícia?
( ) 1 dia
( ) 1 dia e meio
( ) 3 dias
( ) 36 dias
Gênero textual literário : Fábula: A galinha dos ovos de ouro
A galinha dos ovos de ouro
Certa manhã , um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro . Apanhou o ovo , correu para casa , mostrou-o à mulher , dizendo:
___ Veja! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte , a galinha tinha posto outro ovo de ouro , que o fazendeiro vendeu a um melhor preço.
E assim aconteceu durante muitos dias.
Mas quanto mais rico ficava o fazendeiro , mais dinheiro queria. e pensou :"Se esta galinha põe ovos de ouro , dentro dela deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e por dentro , ela era igual a qualquer outra.
Moral: Quem tudo quer , tudo perde.
Estudo do texto
1) Este texto é:
( ) uma tirinha
( ) uma poesia
( ) uma fábula
( ) uma notícia
2) A fonte de renda do fazendeiro terminou quando ele:
( ) resolveu vender os ovos de ouro.
( ) tentou descobrir o que havia dentro da galinha.
( ) pensou ter encontrado um tesouro.
( ) vendeu a galinha.
3)O texto "A GALINHA DOS OVOS DE OURO" ensina ao leitor que:
( ) deve-se ser curioso.
( ) não se deve acreditar nas pessoas.
( ) não se deve ferir os animais.
( ) não se deve ser ambicioso.
4) O trecho em que a expressão sublinhada expressa uma ideia de tempo é:
( ) "___Veja! Estamos ricos!"
( ) "Certa manhã , um fazendeiro..."
( ) "Levou o ovo ao mercado..."
( ) "....a galinha tinha posto outro ovo."
5) Na frase ;"Matou a galinha e por dentro , ela era igual a qualquer outra."
A palavra destacada refere-se a:
( ) a uma galinha
( ) a uma pessoa
( ) à riqueza
( ) a um ovo
Certa manhã , um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro . Apanhou o ovo , correu para casa , mostrou-o à mulher , dizendo:
___ Veja! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte , a galinha tinha posto outro ovo de ouro , que o fazendeiro vendeu a um melhor preço.
E assim aconteceu durante muitos dias.
Mas quanto mais rico ficava o fazendeiro , mais dinheiro queria. e pensou :"Se esta galinha põe ovos de ouro , dentro dela deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e por dentro , ela era igual a qualquer outra.
Moral: Quem tudo quer , tudo perde.
Estudo do texto
1) Este texto é:
( ) uma tirinha
( ) uma poesia
( ) uma fábula
( ) uma notícia
2) A fonte de renda do fazendeiro terminou quando ele:
( ) resolveu vender os ovos de ouro.
( ) tentou descobrir o que havia dentro da galinha.
( ) pensou ter encontrado um tesouro.
( ) vendeu a galinha.
3)O texto "A GALINHA DOS OVOS DE OURO" ensina ao leitor que:
( ) deve-se ser curioso.
( ) não se deve acreditar nas pessoas.
( ) não se deve ferir os animais.
( ) não se deve ser ambicioso.
4) O trecho em que a expressão sublinhada expressa uma ideia de tempo é:
( ) "___Veja! Estamos ricos!"
( ) "Certa manhã , um fazendeiro..."
( ) "Levou o ovo ao mercado..."
( ) "....a galinha tinha posto outro ovo."
5) Na frase ;"Matou a galinha e por dentro , ela era igual a qualquer outra."
A palavra destacada refere-se a:
( ) a uma galinha
( ) a uma pessoa
( ) à riqueza
( ) a um ovo
Avaliação de Ciências sobre alimentação
Avaliação de Ciências
Escola:________________________________________
Aluno(a):____________________________________
Professora:_____________________________________
1)Marque com um (x) os bons hàbitos alimentares:
( ) Comer nas horas certas.
( ) Comer em quantidade exagerada.
( ) Comer alimentos frescos.
( ) Comer rapidamente os alimentos.
( ) Comer carne crua e mal cozida.
( ) Comer devagar , mastigando bem os alimentos.
( ) Comer uma vez por dia.
( ) Comer alimentos variados e nutritivos.
( ) Comer a qualquer hora.
2)Marque (v) para as afirmativas verdadeiras e (f) para as falsas:
( ) Tomar sucos artificiais e comer alimentos gordurosos é um bom hábito alimentar.
( ) Frutas , legumes , verduras , guloseimas e balas são favoráveis ao crescimento.
( ) Comer bem é o mesmo que comer muito.
( ) Ao comprar produtos fabricados , devemos estar atentos a data de validade.
( ) As frutas e verduras são alimentos de origem vegetal.
3)Marque a resposta certa:
A água e o sal são produtos de origem:
( ) animal
( ) mineral
4) Uma alimentação nutritiva e variada é composta de alimentos que ajudam o homem em seu crescimento , fornecendo energia ao organismo e deixando o nosso corpo mais forte e resistente às doenças.
Faça uma análise das quatro refeições sugeridas abaixo. Depois , contorne com com um círculo a REFEIÇÃO MAIS NUTRITIVA E VARIADA.
refeição 1 refeição 2 refeição 3 refeição 4
linguiça arroz arroz feijão
peixe assado macarronada feijão salada de tomate
frango frito pastéis de queijo bife grelhado pepino em conserva
costela de porco farofa salada de tomate batata frita
peito de peru canelone com alface e cenoura bolinho de chuchu
carneiro cozido panqueca couve refogada bolinho de espinafre
peixe frito mandioca frita polenta
5)Ordene as palavras para formar frases sobre os hábitos de higiene corporal:
a) do banheiro ao sair Lavar as mãos e antes das refeições.
b) lugares bem iluminados. Ler em
c) depois das refeições ao levantar , e antes de deitar . Escovar os dentes
6)Escreva o nome da criança que se alimentou melhor nessas refeições._______________
Eduardo Luís Bruna
arroz batata sanduíche
feijão macarrão milk shake
alface pão sorvete
frango bife batata frita
água refrigerante bolacha
maçã doce bala
7)Classifique os alimentos de acordo com sua origem em : animal ou vegetal
a) arroz____________ b) ovos___________ c) alface___________ d) frango__________
e) salsicha___________f) leite___________ g) geleia de maçã__________ h) uva_________
i) carne de boi_________ j) abacaxi__________k) queijo______________l) tomate_________
8) Aprendemos nas aulas de Ciências , que cenoura e beterraba são:
( ) caules
( ) folhas
( ) frutos
( ) raízes
( ) flores
Faça com atenção , capricho e muito carinho!
Amo vocês!!!
Escola:________________________________________
Aluno(a):____________________________________
Professora:_____________________________________
1)Marque com um (x) os bons hàbitos alimentares:
( ) Comer nas horas certas.
( ) Comer em quantidade exagerada.
( ) Comer alimentos frescos.
( ) Comer rapidamente os alimentos.
( ) Comer carne crua e mal cozida.
( ) Comer devagar , mastigando bem os alimentos.
( ) Comer uma vez por dia.
( ) Comer alimentos variados e nutritivos.
( ) Comer a qualquer hora.
2)Marque (v) para as afirmativas verdadeiras e (f) para as falsas:
( ) Tomar sucos artificiais e comer alimentos gordurosos é um bom hábito alimentar.
( ) Frutas , legumes , verduras , guloseimas e balas são favoráveis ao crescimento.
( ) Comer bem é o mesmo que comer muito.
( ) Ao comprar produtos fabricados , devemos estar atentos a data de validade.
( ) As frutas e verduras são alimentos de origem vegetal.
3)Marque a resposta certa:
A água e o sal são produtos de origem:
( ) animal
( ) mineral
4) Uma alimentação nutritiva e variada é composta de alimentos que ajudam o homem em seu crescimento , fornecendo energia ao organismo e deixando o nosso corpo mais forte e resistente às doenças.
Faça uma análise das quatro refeições sugeridas abaixo. Depois , contorne com com um círculo a REFEIÇÃO MAIS NUTRITIVA E VARIADA.
refeição 1 refeição 2 refeição 3 refeição 4
linguiça arroz arroz feijão
peixe assado macarronada feijão salada de tomate
frango frito pastéis de queijo bife grelhado pepino em conserva
costela de porco farofa salada de tomate batata frita
peito de peru canelone com alface e cenoura bolinho de chuchu
carneiro cozido panqueca couve refogada bolinho de espinafre
peixe frito mandioca frita polenta
5)Ordene as palavras para formar frases sobre os hábitos de higiene corporal:
a) do banheiro ao sair Lavar as mãos e antes das refeições.
b) lugares bem iluminados. Ler em
c) depois das refeições ao levantar , e antes de deitar . Escovar os dentes
6)Escreva o nome da criança que se alimentou melhor nessas refeições._______________
Eduardo Luís Bruna
arroz batata sanduíche
feijão macarrão milk shake
alface pão sorvete
frango bife batata frita
água refrigerante bolacha
maçã doce bala
7)Classifique os alimentos de acordo com sua origem em : animal ou vegetal
a) arroz____________ b) ovos___________ c) alface___________ d) frango__________
e) salsicha___________f) leite___________ g) geleia de maçã__________ h) uva_________
i) carne de boi_________ j) abacaxi__________k) queijo______________l) tomate_________
8) Aprendemos nas aulas de Ciências , que cenoura e beterraba são:
( ) caules
( ) folhas
( ) frutos
( ) raízes
( ) flores
Faça com atenção , capricho e muito carinho!
Amo vocês!!!
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Avaliação de Português para 3º ano
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Aluno(a):____________________________________________________
1)Leia a lista com o nome dos responsáveis pela limpeza da sala;
1-Alice
2-Davi
3-Marisa
4- ___________
5-Rosana
Segundo a ordem alfabética , o nome que falta na lista é:
( ) Bruno
( ) Lucas
( ) Pedro
( ) Tiago
2)Marque um(X) no parênteses onde deve ser escrito o nome LUANA:
( ) E nome_______________________________
endereço___________________________________
( ) F nome______________________________
endereço__________________________________
( ) L nome_______________________________
endereço___________________________________
( ) O nome___________________________________
endereço_____________________________________
3)Assinale com um (X) a lista que está em ordem alfabética :
( ) Ana - Bruno - Carloa - Daniel - Eduardo
( ) Carlos - Bruno - Ana - Ana - Eduardo - Daniel
4)Seguindo a ordem alfabética , o nome que completa o cartaz é:
Álvaro
aparecida
Breno
Celina
Dirlene
Elias
______
( ) Augusto
( ) Brisa
( ) Celeste
( ) Fabrício
5) Marque a alternativa em que os produtos aparecem em ordem alfabética:
( ) cenoura - laranja - chuchu - quiabo - cebola
( ) chuchu - cenoura - quiabo - laranja - cebola
( ) chuchu - cenoura - laranja - quiabo - cebola
( ) cebola - cenoura - chuchu - laranja - quiabo
6)Leia o texto e responda:
IMPRESSÃO DIGITAL
AINDA NA BARRIGA DA MÃE O BEBÊ JÁ TEM SUA IMPRESSÃO DIGITAL DEFINIDA.ISSO ACONTECE AOS SEIS MESES E A MARCA NÃO MUDARÁ.MESMO QUANDO CORTAMOS O DEDO , A IMPRESSÃO É RECOMPOSTA COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS.QUANDO TOCAMOS QUALQUER OBJETO , AS DIGITAIS FICAM IMPRESSAS POR CAUSA DAS GOTÍCULAS DE SUOR.
Esse texto serve para:
( ) ensinar a fazer impressão digital
( ) dar informações sobre impressão digital
( ) falar sobre as gotículas de suor
( )mostrar o que acontece na barriga da mãe
7) Leia o texto abaixo:
DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DOCE NO PLANETA
Distribuição Volume
Geleiras 24.000.000
Água subterrânea 4.000.000
Lagos e reservatórios superficiais 155.000
Solo 83.000
Atmosfera 14.000
Rios 1.200
A menor quantidade de água doce no planeta está concentrada:
( ) na atmosfera
( ) no solo
( ) em rios
( ) em geleiras
8) Leia a frase e responda à pergunta:
PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL , NÃO DEIXE QUE AS BACTÉRIAS TOMEM CONTA DE SUA ESCOVA DE DENTE.
Qual é o asssunto da frase?
( ) bactérias dos alimentos
( ) creme dental
( ) dentes com bactérias
( ) saúde bucal
9)Leia:
A MELHOE ÉPOCA PARA VER AS BALEIAS NO LITORAL DO BRASIL É DE JUNHO A SETEMBRO , QUANDO ELAS SE APROXIMAM DAS PRAIAS.
Quais os melhores meses do ano para ver as baleias no Brasil?
( ) junho a agosto
( ) junho a setembro
( ) setembro a maio
( ) setembro a dezembro
10)Leia com atenção a propaganda e responda:
ESPECIAL DE FÉRIAS
Bônus de presente para você falar muito mais.
Consulte o regulamento e cadastre-se.
Qual é o asssunto da propaganda?
( ) Como se cadastrar.
( ) Como é o regulamento
( ) Férias especiais.
( ) Promoção de bônus.
11)Leia o texto e responda a pergunta:
A fada emburrada
Ninfa era mesmo complicada . Se fazia sol , queria chuva.Se havia flor , preferia as folhas.Se alguém cantava , sentia falta do silêncio, mas se ninguém falava nada , ela queria a barulhada.
A fadinha sempre reclamava de tudo , nunca ria de nada e vivia de cara amarrada.
No texto , a palavra , ELA , se refere a
( ) barulhada
( ) chuva
( ) flor
( ) Ninfa
Aluno(a):____________________________________________________
1)Leia a lista com o nome dos responsáveis pela limpeza da sala;
1-Alice
2-Davi
3-Marisa
4- ___________
5-Rosana
Segundo a ordem alfabética , o nome que falta na lista é:
( ) Bruno
( ) Lucas
( ) Pedro
( ) Tiago
2)Marque um(X) no parênteses onde deve ser escrito o nome LUANA:
( ) E nome_______________________________
endereço___________________________________
( ) F nome______________________________
endereço__________________________________
( ) L nome_______________________________
endereço___________________________________
( ) O nome___________________________________
endereço_____________________________________
3)Assinale com um (X) a lista que está em ordem alfabética :
( ) Ana - Bruno - Carloa - Daniel - Eduardo
( ) Carlos - Bruno - Ana - Ana - Eduardo - Daniel
4)Seguindo a ordem alfabética , o nome que completa o cartaz é:
Álvaro
aparecida
Breno
Celina
Dirlene
Elias
______
( ) Augusto
( ) Brisa
( ) Celeste
( ) Fabrício
5) Marque a alternativa em que os produtos aparecem em ordem alfabética:
( ) cenoura - laranja - chuchu - quiabo - cebola
( ) chuchu - cenoura - quiabo - laranja - cebola
( ) chuchu - cenoura - laranja - quiabo - cebola
( ) cebola - cenoura - chuchu - laranja - quiabo
6)Leia o texto e responda:
IMPRESSÃO DIGITAL
AINDA NA BARRIGA DA MÃE O BEBÊ JÁ TEM SUA IMPRESSÃO DIGITAL DEFINIDA.ISSO ACONTECE AOS SEIS MESES E A MARCA NÃO MUDARÁ.MESMO QUANDO CORTAMOS O DEDO , A IMPRESSÃO É RECOMPOSTA COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS.QUANDO TOCAMOS QUALQUER OBJETO , AS DIGITAIS FICAM IMPRESSAS POR CAUSA DAS GOTÍCULAS DE SUOR.
Esse texto serve para:
( ) ensinar a fazer impressão digital
( ) dar informações sobre impressão digital
( ) falar sobre as gotículas de suor
( )mostrar o que acontece na barriga da mãe
7) Leia o texto abaixo:
DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DOCE NO PLANETA
Distribuição Volume
Geleiras 24.000.000
Água subterrânea 4.000.000
Lagos e reservatórios superficiais 155.000
Solo 83.000
Atmosfera 14.000
Rios 1.200
A menor quantidade de água doce no planeta está concentrada:
( ) na atmosfera
( ) no solo
( ) em rios
( ) em geleiras
8) Leia a frase e responda à pergunta:
PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL , NÃO DEIXE QUE AS BACTÉRIAS TOMEM CONTA DE SUA ESCOVA DE DENTE.
Qual é o asssunto da frase?
( ) bactérias dos alimentos
( ) creme dental
( ) dentes com bactérias
( ) saúde bucal
9)Leia:
A MELHOE ÉPOCA PARA VER AS BALEIAS NO LITORAL DO BRASIL É DE JUNHO A SETEMBRO , QUANDO ELAS SE APROXIMAM DAS PRAIAS.
Quais os melhores meses do ano para ver as baleias no Brasil?
( ) junho a agosto
( ) junho a setembro
( ) setembro a maio
( ) setembro a dezembro
10)Leia com atenção a propaganda e responda:
ESPECIAL DE FÉRIAS
Bônus de presente para você falar muito mais.
Consulte o regulamento e cadastre-se.
Qual é o asssunto da propaganda?
( ) Como se cadastrar.
( ) Como é o regulamento
( ) Férias especiais.
( ) Promoção de bônus.
11)Leia o texto e responda a pergunta:
A fada emburrada
Ninfa era mesmo complicada . Se fazia sol , queria chuva.Se havia flor , preferia as folhas.Se alguém cantava , sentia falta do silêncio, mas se ninguém falava nada , ela queria a barulhada.
A fadinha sempre reclamava de tudo , nunca ria de nada e vivia de cara amarrada.
No texto , a palavra , ELA , se refere a
( ) barulhada
( ) chuva
( ) flor
( ) Ninfa
sábado, 22 de outubro de 2011
Gênero Textual Literário: Poesia : AS MENINAS
as meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
"Bom dia!"
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela,
uma que se chamava Arabela
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
e Maria , Maria , Maria.
Que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
Cecília Meireles
ESTUDO DO TEXTO
1) Esse texto é :
( ) uma poesia
( ) uma fábula
( ) uma tirinha
( ) uma piada
2) De acordo com o texto , o que Carolina fazia?
( ) abria a janela
( ) dizia bom dia
( ) erguia a cortina
( ) olhava e sorria
3) De acrdo com o texto quem cumprimentava as pessoas?
( ) Carolina
( ) Arabela
( ) Maria
( ) Cecília Meireles
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
"Bom dia!"
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela,
uma que se chamava Arabela
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
e Maria , Maria , Maria.
Que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
Cecília Meireles
ESTUDO DO TEXTO
1) Esse texto é :
( ) uma poesia
( ) uma fábula
( ) uma tirinha
( ) uma piada
2) De acordo com o texto , o que Carolina fazia?
( ) abria a janela
( ) dizia bom dia
( ) erguia a cortina
( ) olhava e sorria
3) De acrdo com o texto quem cumprimentava as pessoas?
( ) Carolina
( ) Arabela
( ) Maria
( ) Cecília Meireles
Avaliação de Língua Portuguesa sobre o livro
Avaliação de Língua Portuguesa
Escola:________________________________
Aluno(a):___________________________________
1) Leia o texto:
RABICÓ
Rabicó é um leitão , guloso e covarede.Ganhou esse nome por causa do rabo curtinho.Está sempre fuçando o lixo atrás de comida , mas morre de medo da Tia Nastácia . Virou Marquês de Rabicó e casou-se com Emília , por vontade de Narizinho.
O leitão chama-se Rabicó porque:
( ) casou-se com Emília.
( ) fuça o lixo.
( ) é guloso e covarde.
( )M tem um rabo curtinho.
2)Leia o texto:
A TURMA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
A Cuca também é um personagem do folclore brasileiro.Ela é uma bruxa com cara e corpo de jacaré.Malvada , ela vive em sua caverna escura , criando poções mágicas e planejando invadir o Sítio.Quando fica brava , de muito longe ouve-se o seu urro de raiva.
Quando fica brava , a Cuca:
( ) cria poções mágicas.
( ) planeja invadir o Sítio.
( ) dá urros de raiva.
( ) fica em sua caverna escura.
3) Leia o texto:
MONTEIRO LOBATO E O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
No dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil , criado pela lei nº10.402 , de 08/01/2002. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato.José Bento Monteiro Lobato , o mais importante escritor de literatura infantil do Brasil , nasceu em 18/04/1882 , em Taubaté , São Paulo , e morreu em 04/07/1948.
Monteiro Lobato nasceu em:
( ) 08/01/2002
( ) 18/04/1882
( ) 18 de abril
( ) 04/07/1948
4)Leia o texto:
TIA NASTÁCIA
... Tia Nastácia é sábia em matéria de cultura popular , é uma grande contadora de "causos" e acredita numa série de supertições. Ótima cozinheira , seus quitutes são famosos na redondeza. Tia Nastácia também cuida da limpeza da casa e dos animais. Ela vive querendo matar o Rabicó , animal de estimação de Narizinho , pra colocá-lo na panela.Só que Narizinho não deixa.
Tia Nastácia quer matar o Rabicó porque:
( ) acredita numa série de supertições.
( ) quer ficar famosa na redondeza.
( ) é uma ótima cozinheira.
( ) quer colocá-lo na panela.
5)Leia atentamente:
José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté , no estado de São Paulo. Aos 15 anos ele perdeu seus pais e passou a viver com o avô.
A palavra ELE no trecho acima refere-se ao:
( ) Rabicó
( ) Visconde de Sabugosa
( ) José Bento Monteiro Lobato
( ) avô de José Bento Monteiro Lobato
6)Leia o texto:
(FRAGMENTO)
___ Achamos o Visconde!__ dizia ela. Está enjacado por essa jaca podre__ e batia com o pezinho na jaca. Eu e o saci não conseguimos revirá-la , e chamei vocês para nos ajudarem.
Pedrinhoveio com o enxadão e num momento revirou a enorme fruta , pateando os olhos de todos com um quadro horrível. Lá estava o Visconde de Sabugosa achatado no chão , de braços e pernas abertos , sem cartola , morto , mortíssimo. Tia Nastácia ergueu-o e tentou botá-lo em pé. O Visconde desabou. Estava absolutamente morto. Narizinho fez a prova do espelho em sua boca , e o espelhinho não ficou embaçado. Já não respirava o grande , o querido , o inesquecível sabuguinho científico que era para o Picapau Amarelo o mesmo que o gengibre para as talhadas de Tia Nastácia.
O Visconde de Sabugosa foi encontrado achatado no chão porque:
( ) precisava de uma soneca.
( ) foi esmagado por uma jaca.
( ) queria pregar uma peça na Emília.
( ) não conseguia ficar em pé.
7)Leia:
PEDRINHO
Neto de Dona Benta, primo de Narizinho , o Pedrinho tem dez anos e mora na cidade. Por isso , só visita o sítio durante as férias . Esperto e corajoso vive em busca de aventuras no capoeirão e sabe tudo sobre a onça-pintada.
O que Pedinho é de Narizinho?
( ) neto
( ) sobrinho
( ) tio
( ) primo
8)Leia o texto:
SACI
Inspirado na figura folclórica do saci-pererê , o Saci do Sítio do Picapau Amarelo é um moleque travesso de uma perna só .Ele mora na mata e adora assustar as pessoas e fazer peraltices como dar nó na crimna de cavalos , fazer o leite derramar no fogão da Tia Nastácia.
O Saci foi capturado pelo Pedrinho. A partir daí , os dois se tornaram grandes amigos e o Saci entrou para a turma do sítio.
Sobre quem estamos falando na história?
( ) sobre o sítio
( ) sobre o Pedrinho
( ) sobre o Saci
( ) sobre a Cuca
9)Leia o texto;
NARIZINHO
Narizinho a dona do narinho arrebitado , chama-se Lúcia encerrabodes de Oliveira e tem oito anos . Neta de Dona Benta e prima de Pedrinho , a menina mora no Sítio do Picapau Amarelo e adora pescar e subir em árvores. Sua melhor amiga é a boneca Emília.
Por que Narinho tem esse apelido?
( ) porque tem o nariz pequeno demais.
( ) porque tem o nariz arrebitado.
( ) porque caiu com o nariz no chão.
( ) porque gosta de pescar.
10)Leia o texto:
EMÍLIA
Feita de uma saia velha da Tia Nastácia , a Emília era só uma boneca até tomar as pílulas falantes do doutor caramujo. Tagarela desde então , ela vive a dar ideias , a inventar palavras e a questionar tudo.
A Emília tem uma canastrinha , um tipo de baú , que ganhou da Tia Nastácia onde guarda as miudezas que encontra pela frente , como caquinho de louça , mosca morta , alfinete...
Segundo o texto o que é canastrinha?
( ) baú
( ) bolsa
( ) pílulas
( ) saia
trado
Escola:________________________________
Aluno(a):___________________________________
1) Leia o texto:
RABICÓ
Rabicó é um leitão , guloso e covarede.Ganhou esse nome por causa do rabo curtinho.Está sempre fuçando o lixo atrás de comida , mas morre de medo da Tia Nastácia . Virou Marquês de Rabicó e casou-se com Emília , por vontade de Narizinho.
O leitão chama-se Rabicó porque:
( ) casou-se com Emília.
( ) fuça o lixo.
( ) é guloso e covarde.
( )M tem um rabo curtinho.
2)Leia o texto:
A TURMA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
A Cuca também é um personagem do folclore brasileiro.Ela é uma bruxa com cara e corpo de jacaré.Malvada , ela vive em sua caverna escura , criando poções mágicas e planejando invadir o Sítio.Quando fica brava , de muito longe ouve-se o seu urro de raiva.
Quando fica brava , a Cuca:
( ) cria poções mágicas.
( ) planeja invadir o Sítio.
( ) dá urros de raiva.
( ) fica em sua caverna escura.
3) Leia o texto:
MONTEIRO LOBATO E O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
No dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil , criado pela lei nº10.402 , de 08/01/2002. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato.José Bento Monteiro Lobato , o mais importante escritor de literatura infantil do Brasil , nasceu em 18/04/1882 , em Taubaté , São Paulo , e morreu em 04/07/1948.
Monteiro Lobato nasceu em:
( ) 08/01/2002
( ) 18/04/1882
( ) 18 de abril
( ) 04/07/1948
4)Leia o texto:
TIA NASTÁCIA
... Tia Nastácia é sábia em matéria de cultura popular , é uma grande contadora de "causos" e acredita numa série de supertições. Ótima cozinheira , seus quitutes são famosos na redondeza. Tia Nastácia também cuida da limpeza da casa e dos animais. Ela vive querendo matar o Rabicó , animal de estimação de Narizinho , pra colocá-lo na panela.Só que Narizinho não deixa.
Tia Nastácia quer matar o Rabicó porque:
( ) acredita numa série de supertições.
( ) quer ficar famosa na redondeza.
( ) é uma ótima cozinheira.
( ) quer colocá-lo na panela.
5)Leia atentamente:
José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté , no estado de São Paulo. Aos 15 anos ele perdeu seus pais e passou a viver com o avô.
A palavra ELE no trecho acima refere-se ao:
( ) Rabicó
( ) Visconde de Sabugosa
( ) José Bento Monteiro Lobato
( ) avô de José Bento Monteiro Lobato
6)Leia o texto:
(FRAGMENTO)
___ Achamos o Visconde!__ dizia ela. Está enjacado por essa jaca podre__ e batia com o pezinho na jaca. Eu e o saci não conseguimos revirá-la , e chamei vocês para nos ajudarem.
Pedrinhoveio com o enxadão e num momento revirou a enorme fruta , pateando os olhos de todos com um quadro horrível. Lá estava o Visconde de Sabugosa achatado no chão , de braços e pernas abertos , sem cartola , morto , mortíssimo. Tia Nastácia ergueu-o e tentou botá-lo em pé. O Visconde desabou. Estava absolutamente morto. Narizinho fez a prova do espelho em sua boca , e o espelhinho não ficou embaçado. Já não respirava o grande , o querido , o inesquecível sabuguinho científico que era para o Picapau Amarelo o mesmo que o gengibre para as talhadas de Tia Nastácia.
O Visconde de Sabugosa foi encontrado achatado no chão porque:
( ) precisava de uma soneca.
( ) foi esmagado por uma jaca.
( ) queria pregar uma peça na Emília.
( ) não conseguia ficar em pé.
7)Leia:
PEDRINHO
Neto de Dona Benta, primo de Narizinho , o Pedrinho tem dez anos e mora na cidade. Por isso , só visita o sítio durante as férias . Esperto e corajoso vive em busca de aventuras no capoeirão e sabe tudo sobre a onça-pintada.
O que Pedinho é de Narizinho?
( ) neto
( ) sobrinho
( ) tio
( ) primo
8)Leia o texto:
SACI
Inspirado na figura folclórica do saci-pererê , o Saci do Sítio do Picapau Amarelo é um moleque travesso de uma perna só .Ele mora na mata e adora assustar as pessoas e fazer peraltices como dar nó na crimna de cavalos , fazer o leite derramar no fogão da Tia Nastácia.
O Saci foi capturado pelo Pedrinho. A partir daí , os dois se tornaram grandes amigos e o Saci entrou para a turma do sítio.
Sobre quem estamos falando na história?
( ) sobre o sítio
( ) sobre o Pedrinho
( ) sobre o Saci
( ) sobre a Cuca
9)Leia o texto;
NARIZINHO
Narizinho a dona do narinho arrebitado , chama-se Lúcia encerrabodes de Oliveira e tem oito anos . Neta de Dona Benta e prima de Pedrinho , a menina mora no Sítio do Picapau Amarelo e adora pescar e subir em árvores. Sua melhor amiga é a boneca Emília.
Por que Narinho tem esse apelido?
( ) porque tem o nariz pequeno demais.
( ) porque tem o nariz arrebitado.
( ) porque caiu com o nariz no chão.
( ) porque gosta de pescar.
10)Leia o texto:
EMÍLIA
Feita de uma saia velha da Tia Nastácia , a Emília era só uma boneca até tomar as pílulas falantes do doutor caramujo. Tagarela desde então , ela vive a dar ideias , a inventar palavras e a questionar tudo.
A Emília tem uma canastrinha , um tipo de baú , que ganhou da Tia Nastácia onde guarda as miudezas que encontra pela frente , como caquinho de louça , mosca morta , alfinete...
Segundo o texto o que é canastrinha?
( ) baú
( ) bolsa
( ) pílulas
( ) saia
trado
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Gênero Textual Literário: Poesia : A LUA NO CINEMA
A lua no cinema
A lua foi ao cinema
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que , quando apagam,
ninguém vai dizer , que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava para ela,
e toda luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
___Amanheça, por favor!
Paulo Leminski
ESTUDO DO TEXTO
1) Qual história a lua assistiu no cinema?
( ) A história de uma lua solitária.
( ) A história de uma estrela sem namorado.
( ) A história da briga entre duas estrelas.
( ) A história de uma estrela perdida.
2) Por que a lua ficou triste?
( ) Porque a estrela morreu.
( ) Porque a luz da estrela ficou fraca.
( ) Por causa da história de amor que ela assistiu no cinema.
( ) Porque a estrela brigou com o namorado.
3) Por que as pessoas não vão dizer "QUE PENA!" quando a estrela se apagar?
( ) Porque a estrela era triste.
( ) Porque a estrela não tinha brilho.
( ) Porque a estrela não tinha namorado.
( ) Porque a estrela era bem pequena
A lua foi ao cinema
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que , quando apagam,
ninguém vai dizer , que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava para ela,
e toda luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
___Amanheça, por favor!
Paulo Leminski
ESTUDO DO TEXTO
1) Qual história a lua assistiu no cinema?
( ) A história de uma lua solitária.
( ) A história de uma estrela sem namorado.
( ) A história da briga entre duas estrelas.
( ) A história de uma estrela perdida.
2) Por que a lua ficou triste?
( ) Porque a estrela morreu.
( ) Porque a luz da estrela ficou fraca.
( ) Por causa da história de amor que ela assistiu no cinema.
( ) Porque a estrela brigou com o namorado.
3) Por que as pessoas não vão dizer "QUE PENA!" quando a estrela se apagar?
( ) Porque a estrela era triste.
( ) Porque a estrela não tinha brilho.
( ) Porque a estrela não tinha namorado.
( ) Porque a estrela era bem pequena
Gênero Textual Literário: Poesia :AMARELINHA
Amarelinha
Saltitando
de um jeito delicado
balançando
a trancinha
de cabelo cor de trigo
e sorriso
iluminado
a menina com cuidado
vai pulando
amarelinha
olhando o chão
rabiscado
para não pisar
na linha.
Hardy Guedes
ESTUDO DO TEXTO
1) O texto que vôcê acabou de ler é uma:
( ) história
( ) piada
( ) adivinha
( ) poesia
2)Esse texto fala sobre uma:
( ) brincadeira
( ) briga
( ) trancinha
( ) tarefa
3) De acordo com esse texto , a menina está:
( ) colhendo trigo
( ) fazendo trancinha
( ) pulando amarelinha
( ) rabiscando o chão
4) Qual é a frase que mostra uma opinião?
( ) A menina saltita de um jeito delicado.
( ) A menina vai pulando amarelinha.
( ) A trancinha tem cabelo cor de trigo.
( ) A trancinha da menina bate na linha.
Saltitando
de um jeito delicado
balançando
a trancinha
de cabelo cor de trigo
e sorriso
iluminado
a menina com cuidado
vai pulando
amarelinha
olhando o chão
rabiscado
para não pisar
na linha.
Hardy Guedes
ESTUDO DO TEXTO
1) O texto que vôcê acabou de ler é uma:
( ) história
( ) piada
( ) adivinha
( ) poesia
2)Esse texto fala sobre uma:
( ) brincadeira
( ) briga
( ) trancinha
( ) tarefa
3) De acordo com esse texto , a menina está:
( ) colhendo trigo
( ) fazendo trancinha
( ) pulando amarelinha
( ) rabiscando o chão
4) Qual é a frase que mostra uma opinião?
( ) A menina saltita de um jeito delicado.
( ) A menina vai pulando amarelinha.
( ) A trancinha tem cabelo cor de trigo.
( ) A trancinha da menina bate na linha.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Poesia O MENINO MALUQUINHO
O menino Maluquinho
Era uma vez um menino
Maluquinho.
Ele tinha o olho maior que a
barriga,
tinha vento nos pés
umas pernas enormes( que davam para abraçar o mundo.)
e macaquinhos no sótão ( embora nem soubesse o que significa macaquinhos no sótão.)
Ele era um menino impossível.
Ele era muito sabido
ele sabia de tudo
a única coisa que não sabia
era como ficar quieto.
Ziraldo
ESTUDO DO TEXTO
1) O menino Maluquinho tinha:
( ) pernas enormes e cabelos longos
( ) muita sabedoria e braços compridos
( ) macaquinhos e braços compridos
( ) pernas enormes e muita sabedoria
2)A expressão "TINHA VENTO NOS PÉS" significa que o menino Maluquinho :
( ) andava rápido , pulando
( ) era muito sabido
( ) tinha pernas enormes
( ) sabia de tudo
3) No texto , qual expressão dá ideia de tempo?
( ) Era uma vez
( ) macaquinhos no sótão
( ) vento nos pés
( ) pernas enormes
4) Esse texto é:
( ) uma notícia
( ) uma informaçaõ
( ) uma poesia
( ) uma bula
Era uma vez um menino
Maluquinho.
Ele tinha o olho maior que a
barriga,
tinha vento nos pés
umas pernas enormes( que davam para abraçar o mundo.)
e macaquinhos no sótão ( embora nem soubesse o que significa macaquinhos no sótão.)
Ele era um menino impossível.
Ele era muito sabido
ele sabia de tudo
a única coisa que não sabia
era como ficar quieto.
Ziraldo
ESTUDO DO TEXTO
1) O menino Maluquinho tinha:
( ) pernas enormes e cabelos longos
( ) muita sabedoria e braços compridos
( ) macaquinhos e braços compridos
( ) pernas enormes e muita sabedoria
2)A expressão "TINHA VENTO NOS PÉS" significa que o menino Maluquinho :
( ) andava rápido , pulando
( ) era muito sabido
( ) tinha pernas enormes
( ) sabia de tudo
3) No texto , qual expressão dá ideia de tempo?
( ) Era uma vez
( ) macaquinhos no sótão
( ) vento nos pés
( ) pernas enormes
4) Esse texto é:
( ) uma notícia
( ) uma informaçaõ
( ) uma poesia
( ) uma bula
Poesia TEMPESTADE
Tempestade
O vento vem vindo veloz.
Voam folhas , gravetos , troncos.
O trovão troante
estoura na linha do horizonte.
O chiado da chuva .
O cheiro da chuva.
A enxurrada
o riacho,
a terra molhada.
Depois,
um azul aqui , outro ali.
Em sinal de paz,
um arco-íris se mostra
e se desfaz.
Silenciosa a sonora
orquestra da natureza.
José de Nicola
ESTUDO DO TEXTO
1) Complete:
a) O título da poesia é :_______________
b) O autor da poesia é:__________________
c) O poema tem___ versos.
d) O poema tem ____ estrofes.
2) O poema mostra o que acontece durante:
( ) uma chuvinha
( ) uma tempestade.
( ) um vendaval.
( ) uma enchente
3) De acordo com o texto , numa tempestade , o que aparece primeiro?
( ) a chuva
( ) o trovão
( ) o arco-íris
( ) o vento
4) Depois da tempestade o que aparece?
( ) o arco-íris
( ) a chuva
( ) a natureza
( ) a enxurrada
O vento vem vindo veloz.
Voam folhas , gravetos , troncos.
O trovão troante
estoura na linha do horizonte.
O chiado da chuva .
O cheiro da chuva.
A enxurrada
o riacho,
a terra molhada.
Depois,
um azul aqui , outro ali.
Em sinal de paz,
um arco-íris se mostra
e se desfaz.
Silenciosa a sonora
orquestra da natureza.
José de Nicola
ESTUDO DO TEXTO
1) Complete:
a) O título da poesia é :_______________
b) O autor da poesia é:__________________
c) O poema tem___ versos.
d) O poema tem ____ estrofes.
2) O poema mostra o que acontece durante:
( ) uma chuvinha
( ) uma tempestade.
( ) um vendaval.
( ) uma enchente
3) De acordo com o texto , numa tempestade , o que aparece primeiro?
( ) a chuva
( ) o trovão
( ) o arco-íris
( ) o vento
4) Depois da tempestade o que aparece?
( ) o arco-íris
( ) a chuva
( ) a natureza
( ) a enxurrada
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Poesia CHAPEUZINHO AMARELO
Chapeuzinho Amarelo
Era a Chapeuzinho Amarelo
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada
mas tossia.
Ouvia contos de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca , pra ela era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não desbotar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,.
Deitada , mas sem dormir , .
Com medo de pesadelo.
Chico Buarque de Holanda
ESTUDO DO TEXTO
1)Esse texto é:
( ) uma carta
( ) um convite
( ) um anúncio
( ) uma poesia
2) Esse texto pode ser encontrado em:
( ) festas
( ) livros
( ) caixas de remédio
( ) listas telefônicas
3) Chapeuzinho Amarelo tinha muito medo.Assinale a alternetiva em que todos os itens fazem parte de seus medos:
( ) minhoca , sorvete e trovão
( ) sonho , pesadelo e bicicleta
( ) minhoca , trovão e pesadelo
( ) bicicleta , trovão e sorvete
4) O texto trata de uma menina que:
( ) brincava de amarelinha
( ) gosatva de festas
( ) subia e descia escadas
( ) tinha medo de tudo
5) Qual é o tema do texto ?
( ) As dificuldades de uma menina.
( ) Os desejos de criança.
( ) O dia a dia de uma menina.
( ) Os medos de Chapeuzinho Amarelo.
Era a Chapeuzinho Amarelo
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada
mas tossia.
Ouvia contos de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca , pra ela era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não desbotar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,.
Deitada , mas sem dormir , .
Com medo de pesadelo.
Chico Buarque de Holanda
ESTUDO DO TEXTO
1)Esse texto é:
( ) uma carta
( ) um convite
( ) um anúncio
( ) uma poesia
2) Esse texto pode ser encontrado em:
( ) festas
( ) livros
( ) caixas de remédio
( ) listas telefônicas
3) Chapeuzinho Amarelo tinha muito medo.Assinale a alternetiva em que todos os itens fazem parte de seus medos:
( ) minhoca , sorvete e trovão
( ) sonho , pesadelo e bicicleta
( ) minhoca , trovão e pesadelo
( ) bicicleta , trovão e sorvete
4) O texto trata de uma menina que:
( ) brincava de amarelinha
( ) gosatva de festas
( ) subia e descia escadas
( ) tinha medo de tudo
5) Qual é o tema do texto ?
( ) As dificuldades de uma menina.
( ) Os desejos de criança.
( ) O dia a dia de uma menina.
( ) Os medos de Chapeuzinho Amarelo.
domingo, 16 de outubro de 2011
Avaliação de Matemática para o 3º ano
Avaliação de Matemática
Escola:__________________________________________________
Aluno(a):_____________________________________________________
1) Pedro comprou um pacote de balas de quatro sabores . Ele contou todas as balas desse pacote agrupadas por sabores e registrou;
SABOR CONTAGEM
MORANGO 10
CHOCOLATE 8
LARANJA 13
MAÇÃ 11
No pacote , o maior número de balas é de :
( ) morango
( ) chocolate
( ) laranja
( ) maçã
2) Veja a operação 267+109. O resultado dessa operação é:
( ) 375
( ) 376
( ) 366
( ) 306
3)Veja o número 523 . Qual é valor posicional do algarismo 5 nesse número?
( ) 5
( ) 50
( ) 500
( ) 5000
4)Veja a sequencia numérica: 124 - 127 - 130 - 133 - 136 - * - 142. O símbolo * está representando o número:
( ) 137
( ) 139
( ) 140
( ) 141
5) O número 529 pode ser decomposto em:
( ) 500+200+9
( ) 50+20+9
( ) 900+20+5
( ) 500+20+9
6) O resultado da subtração 369-25 é:
( ) 119
( ) 344
( ) 394
( ) 619
7)O resultado de 478+213 é:
( ) 691
( ) 681
( ) 685
( ) 265
8)Veja a sequencia de números que Marcela e Francisco escreveram : 16 - 15 - 14 - 13 - @ - 11 - 10. Qual é o número que está sendo representado pelo símbolo @ ?
( ) 17
( ) 14
( ) 12
( ) 11
9)A professora Adriana pediu que seus alunos formassem um número com os algarismos 1 , 3 e 4. Veja os números que eles esses alunos formaram.
ANA RITA PEDRO MÁRIO
413 341 431 143
Qual deles formou o maior número ?
( ) Ana
( ) Pedro
( ) Rita
( ) Mário
10) Bia fez uma pesquisa para saber de qual brincadeira seus colegas mais gostam . Veja o resultado dessa pesquisa abaixo:
BRINCADEIRA QUANTIDADE DE COLEGAS
AMARELINHA 10
ESCONDE-ESCONDE 15
PEGA-PEGA 5
PULA-CORDA 6
Qual é a brincadeira que os colegas de Bia mais gostaram/
( ) amarelinha
( ) esconde-esconde
( ) pega-pega
( ) pula-corda
Escola:__________________________________________________
Aluno(a):_____________________________________________________
1) Pedro comprou um pacote de balas de quatro sabores . Ele contou todas as balas desse pacote agrupadas por sabores e registrou;
SABOR CONTAGEM
MORANGO 10
CHOCOLATE 8
LARANJA 13
MAÇÃ 11
No pacote , o maior número de balas é de :
( ) morango
( ) chocolate
( ) laranja
( ) maçã
2) Veja a operação 267+109. O resultado dessa operação é:
( ) 375
( ) 376
( ) 366
( ) 306
3)Veja o número 523 . Qual é valor posicional do algarismo 5 nesse número?
( ) 5
( ) 50
( ) 500
( ) 5000
4)Veja a sequencia numérica: 124 - 127 - 130 - 133 - 136 - * - 142. O símbolo * está representando o número:
( ) 137
( ) 139
( ) 140
( ) 141
5) O número 529 pode ser decomposto em:
( ) 500+200+9
( ) 50+20+9
( ) 900+20+5
( ) 500+20+9
6) O resultado da subtração 369-25 é:
( ) 119
( ) 344
( ) 394
( ) 619
7)O resultado de 478+213 é:
( ) 691
( ) 681
( ) 685
( ) 265
8)Veja a sequencia de números que Marcela e Francisco escreveram : 16 - 15 - 14 - 13 - @ - 11 - 10. Qual é o número que está sendo representado pelo símbolo @ ?
( ) 17
( ) 14
( ) 12
( ) 11
9)A professora Adriana pediu que seus alunos formassem um número com os algarismos 1 , 3 e 4. Veja os números que eles esses alunos formaram.
ANA RITA PEDRO MÁRIO
413 341 431 143
Qual deles formou o maior número ?
( ) Ana
( ) Pedro
( ) Rita
( ) Mário
10) Bia fez uma pesquisa para saber de qual brincadeira seus colegas mais gostam . Veja o resultado dessa pesquisa abaixo:
BRINCADEIRA QUANTIDADE DE COLEGAS
AMARELINHA 10
ESCONDE-ESCONDE 15
PEGA-PEGA 5
PULA-CORDA 6
Qual é a brincadeira que os colegas de Bia mais gostaram/
( ) amarelinha
( ) esconde-esconde
( ) pega-pega
( ) pula-corda
Avaliação de Matemática para o 3º ano
Avaliação de Matemática
Escola:__________________________________________
Aluno(a):__________________________________________
1) Joana vai resolver esta operação: 123X4 .Resolva-a , você , também. O resultado foi :
( ) 422
( ) 482
( ) 492
( ) 522
2)Dona Maria arrumou dois pratinhos de doces com seis doces em cada prato. Quantos docinhos ela arrumou ao todo ?
( ) 3 docinhos
( ) 6 docinhos
( ) 8 docinhos
( ) 12 docinhos
3) Para realizar um jogo , a professora organizou um grupo de 12 meninas e um grupo de 19 meninos. Como os grupos devem ser iguais , quantas meninas faltam para empatar com os meninos ?
( ) 7 meninas
( ) 12 meninas
( ) 19 meninas
( ) 31 meninas
4) Carlos está juntando dinheiro para comprar uma bicicleta . Ele já tinha 156 reais e ganhou 32 reais de sua madrinha . Agora , Carlos tem :
( ) 32 reais
( ) 124 reais
( ) 156 reais
( ) 188 reais
5)Túlio estava jogando videogame . Na primeira partida , ele fez 45 pontos e na segunda , fez 50 pontos . Que conta Túlio deve fazer para saber quantos pontos ele conseguiu fazer ao todo?
( ) 50+45
( ) 50-45
( ) 50-5
( ) 45+5
6)Veja a operação que Romeu resolveu : 22 x 3. O resultado dessa operaçaõ é:
( ) 19
( ) 22
( ) 25
( ) 66
7)Pedro precisa resolver a seguinte conta : 134 x 2 . O resultado dessa conta é :
( ) 136
( ) 138
( )238
( ) 268
8) Júlia tem 36 anos , e sua amiga Mara tem 53 anos . Quantos anos Mara tem a mais do que Júlia ?
( ) 17 anos
( ) 23 anos
( ) 53 anos
( ) 89 anos
9)Jorge vai resolver esta operação ; 352-128. Resolva-a também.Q ual é o resultado correto ?
( ) 224
( ) 226
( ) 234
( ) 236
10)
Ricardo escreveu o número 987 . Esse número pode ser escrito na forma :
( ) 90+8+7
( ) 900+80+7
( ) 90+87
( ) 9+8+7
Escola:__________________________________________
Aluno(a):__________________________________________
1) Joana vai resolver esta operação: 123X4 .Resolva-a , você , também. O resultado foi :
( ) 422
( ) 482
( ) 492
( ) 522
2)Dona Maria arrumou dois pratinhos de doces com seis doces em cada prato. Quantos docinhos ela arrumou ao todo ?
( ) 3 docinhos
( ) 6 docinhos
( ) 8 docinhos
( ) 12 docinhos
3) Para realizar um jogo , a professora organizou um grupo de 12 meninas e um grupo de 19 meninos. Como os grupos devem ser iguais , quantas meninas faltam para empatar com os meninos ?
( ) 7 meninas
( ) 12 meninas
( ) 19 meninas
( ) 31 meninas
4) Carlos está juntando dinheiro para comprar uma bicicleta . Ele já tinha 156 reais e ganhou 32 reais de sua madrinha . Agora , Carlos tem :
( ) 32 reais
( ) 124 reais
( ) 156 reais
( ) 188 reais
5)Túlio estava jogando videogame . Na primeira partida , ele fez 45 pontos e na segunda , fez 50 pontos . Que conta Túlio deve fazer para saber quantos pontos ele conseguiu fazer ao todo?
( ) 50+45
( ) 50-45
( ) 50-5
( ) 45+5
6)Veja a operação que Romeu resolveu : 22 x 3. O resultado dessa operaçaõ é:
( ) 19
( ) 22
( ) 25
( ) 66
7)Pedro precisa resolver a seguinte conta : 134 x 2 . O resultado dessa conta é :
( ) 136
( ) 138
( )238
( ) 268
8) Júlia tem 36 anos , e sua amiga Mara tem 53 anos . Quantos anos Mara tem a mais do que Júlia ?
( ) 17 anos
( ) 23 anos
( ) 53 anos
( ) 89 anos
9)Jorge vai resolver esta operação ; 352-128. Resolva-a também.Q ual é o resultado correto ?
( ) 224
( ) 226
( ) 234
( ) 236
10)
Ricardo escreveu o número 987 . Esse número pode ser escrito na forma :
( ) 90+8+7
( ) 900+80+7
( ) 90+87
( ) 9+8+7
sábado, 15 de outubro de 2011
Avaliação de Matemática para o 3º ano
Avaliação de Matemática
Escola:______________________________________
Aluno(a):_______________________________________
1) Olívia desafiou sua prima a adivinhar dois números da seguinte sequência :185 , 183 , ____,_____,177.
Nessa sequ~encia faltam os números;
( ) 184 e 185
( ) 181 e 179
( ) 182 e 181
( ) 179 e 178
2) Márcia recebeu o conjunto de cartelas a seguir ; 1- 2 -3- 4 -5 -6 -7 -8 -9 com essas cartelas ela formou alguns alguns números. O maior número que Márcia formou , com duas cartelas diferentes é:
( ) 19
( ) 89
( ) 91
( ) 98
3)A mãe de Lucas fez 54 brigadeiros brancos e 235 brigadeiros de chocolate. Quantos brigadeiros ela fez ao todo ?
( ) 181
( ) 221
( ) 289
( ) 775
4)Nas escolas municipais as aulas iniciam-se no mês de fevereiro. Segundo a ordem do calendário , fevereiro é qual mês do ano ?
( ) o primeiro
( ) o segundo
( ) o terceiro
( ) o quarto
5)O número 2034 pode ser decomposto em:
( ) 200+34
( ) 200+30+4
( ) 2000+30+4
( ) 2000+300+4
6) O resultado de 658-479 é:
( ) 289
( ) 221
( ) 189
( ) 179
7) O número 1453 está localizado , na reat numérica , entre os números:
( ) 1454 e 1455
( ) 1453 e 1454
( ) 1452 e 1454
( ) 1450 e 1452
8)Na fesrta junina da escoal foram vendidos muitos doces e a diretora apresentou a quantidade de cada um em uma tabela ;
QUANTIDADE DE DOCES VENDIDOS NA FESTA JUNINA DA ESCOLA
DOCES VENDIDOS
PÉ DE MOLEQUE 235
DOCE DE LEITE 258
PAÇOCA 215
COCADA 209
CONFORME ESSA TABELA , O DOCE MAIS VENDIDO FOI;
( ) pé de moleque
( ) doce de leite
( ) paçoca
( ) cocada
9)O resultado da operaçaõ 256+387 é:
( ) 533
( ) 543
( ) 643
( ) 51313
10) fernando fez uma pesquisa sobre a prefer~encia de esportes da turma da escola.
Veja os dados na tabela:
ESPORTES PREFERIDOS
ESPORTE QUANTIDADE DE PESSOAS
TÊNIS 16
VÔLEI 28
FUTEBOL 56
BASQUETE 24
NATAÇÃO 17
DE ACORDO COM ESSA TABELA , QUAL É O ESPORTE QUE OBTEVE 28 VOTOS?
( ) BASQUETE
( ) FUTEBOL
( ) NATAÇAÕ
( ) VÔLEI
11)O caixa de um supermercado tinha várias moedas de 10 centavos e de 1 real.Para dar um troco no valor de R$2,60 ele pode ter usado :
( ) 2 moedas de 1 real e 6 moedas de 10 centavos
( ) 2 moedas de 10 centavos e 6 moedas de 1 real.
( ) 2 moedas de de 10 centavos e 60 moedas de 1 real.
( ) 2 moedas de 1 real e 26 moeads de 10 centavos.
12) Qual é o número que esta´ entre 80 e 91 , é maior que o dobro de 44 e termina com um número diferente de zero ?
( ) 84
( ) 88
( ) 89
( ) 90
13) João gosta de jogar bafo com figurinhas . Ele tinha 139 figurinhas , perdeu algumas e ficou com 116. Quantas figurinhas ele perdeu?
( ) 13
( ) 23
( ) 123
( ) 255
BOA SORTE!!!!
Escola:______________________________________
Aluno(a):_______________________________________
1) Olívia desafiou sua prima a adivinhar dois números da seguinte sequência :185 , 183 , ____,_____,177.
Nessa sequ~encia faltam os números;
( ) 184 e 185
( ) 181 e 179
( ) 182 e 181
( ) 179 e 178
2) Márcia recebeu o conjunto de cartelas a seguir ; 1- 2 -3- 4 -5 -6 -7 -8 -9 com essas cartelas ela formou alguns alguns números. O maior número que Márcia formou , com duas cartelas diferentes é:
( ) 19
( ) 89
( ) 91
( ) 98
3)A mãe de Lucas fez 54 brigadeiros brancos e 235 brigadeiros de chocolate. Quantos brigadeiros ela fez ao todo ?
( ) 181
( ) 221
( ) 289
( ) 775
4)Nas escolas municipais as aulas iniciam-se no mês de fevereiro. Segundo a ordem do calendário , fevereiro é qual mês do ano ?
( ) o primeiro
( ) o segundo
( ) o terceiro
( ) o quarto
5)O número 2034 pode ser decomposto em:
( ) 200+34
( ) 200+30+4
( ) 2000+30+4
( ) 2000+300+4
6) O resultado de 658-479 é:
( ) 289
( ) 221
( ) 189
( ) 179
7) O número 1453 está localizado , na reat numérica , entre os números:
( ) 1454 e 1455
( ) 1453 e 1454
( ) 1452 e 1454
( ) 1450 e 1452
8)Na fesrta junina da escoal foram vendidos muitos doces e a diretora apresentou a quantidade de cada um em uma tabela ;
QUANTIDADE DE DOCES VENDIDOS NA FESTA JUNINA DA ESCOLA
DOCES VENDIDOS
PÉ DE MOLEQUE 235
DOCE DE LEITE 258
PAÇOCA 215
COCADA 209
CONFORME ESSA TABELA , O DOCE MAIS VENDIDO FOI;
( ) pé de moleque
( ) doce de leite
( ) paçoca
( ) cocada
9)O resultado da operaçaõ 256+387 é:
( ) 533
( ) 543
( ) 643
( ) 51313
10) fernando fez uma pesquisa sobre a prefer~encia de esportes da turma da escola.
Veja os dados na tabela:
ESPORTES PREFERIDOS
ESPORTE QUANTIDADE DE PESSOAS
TÊNIS 16
VÔLEI 28
FUTEBOL 56
BASQUETE 24
NATAÇÃO 17
DE ACORDO COM ESSA TABELA , QUAL É O ESPORTE QUE OBTEVE 28 VOTOS?
( ) BASQUETE
( ) FUTEBOL
( ) NATAÇAÕ
( ) VÔLEI
11)O caixa de um supermercado tinha várias moedas de 10 centavos e de 1 real.Para dar um troco no valor de R$2,60 ele pode ter usado :
( ) 2 moedas de 1 real e 6 moedas de 10 centavos
( ) 2 moedas de 10 centavos e 6 moedas de 1 real.
( ) 2 moedas de de 10 centavos e 60 moedas de 1 real.
( ) 2 moedas de 1 real e 26 moeads de 10 centavos.
12) Qual é o número que esta´ entre 80 e 91 , é maior que o dobro de 44 e termina com um número diferente de zero ?
( ) 84
( ) 88
( ) 89
( ) 90
13) João gosta de jogar bafo com figurinhas . Ele tinha 139 figurinhas , perdeu algumas e ficou com 116. Quantas figurinhas ele perdeu?
( ) 13
( ) 23
( ) 123
( ) 255
BOA SORTE!!!!
Avaliação de Português para 3º ano
Avaliação de Língua Portuguesa
Escola:________________________________
Aluno(a):___________________________________
1)Leia a adivinha e responda a questão:
O QUE É O QUE É?
DE LEITE É FEITO , MUITO BOM E NUTRITIVO,
SEU NOME RIMA COM BEIJO.
A resposta da adivinha é :
( ) requeijão
( ) manteiga
( ) iogurte
( ) queijo
2)Leia o texto e responda a questão:
QUERIDO PAI ,
NÃO DEU PARA EU CUMPRIR A PROMESSA. A MÃE FOI MESMO EMBORA.
UM BEIJO DA REBECA.
O texto acima é:
( ) um aviso
( ) uma carta
( ) um bilhete
( ) um provérbio
3)Leia o texto e responda a questão:
O ENCONTRO ACONTECEU NUMA MANHÃ DE SÁBADO , EM PLENA PRIMAVERA. O CLIMA ERA AGRADÁVEL , POIS HAVIA CHOVIDO NA NOITE ANTERIOR. UM CHEIRO GOSTOSO AINDA TOMAVA CONTA DA FLORESTA.
O encontro aconteceu:
( ) na noite anterior
( ) em um dia de chuva
( 0 em uma noite de chuva
( ) em uma manhã de sábado
4)Leia o texto e responda as questões:
ONÇA-PINTADA
ORDEM:CARNÍVORA
FAMÍLIA:FELIDAE
NOME POPULAR:ONÇA -PINTADA
NOME CINTÍFICO:PANTHERA ONCA
HABITAT:CERRADO , CAATINGA , PANTANAL,FLORESTAS TROPICAIS
A ONÇA-PINTADA É O MAIOR FELINO DAS AMÉRICAS. SEU CORPO É ROBUSTO E MUSCULOSO E PODE PESAR ATÉ 90 KG.
A ONÇA-PINTADA POSSUI UMA COLORAÇAÕ QUE VAI DO AMARELO BEM CLARO A AMARELO ACASTANHADO , SEU CORPO É REVESTIDO POR PINTAS NEGRAS QUE PODEM FORMAR ROSETAS GRANDES ,MÉDIAS OU PEQUENAS.
O texto serve para:
( ) contar histórias sobre a onça pintada.
( ) orientar como cuidar da onça-pintada
( _ discutir a importância da onça-pintada
( ) dar informações sobre a onça-pintada.
A onça- pintada é:
( ) o maior bicho do Pantanal
( ) o maior felino das Américas
( ) o maior animal do zoológico
( ) o maior predador da Caatinga
5)Leia o texto e responda sa questões:
A CIGARRA E A FORMIGA
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANO , ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO , A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA ENTÃO PERGUNTOU A ELA:
___ E O QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
___ DURANTE O VERÃO EU CANTEI___DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
___ MUITO BEM , POIS AGORA DANCE!
Ruth rocha
Na fábula , quem cantava era ;
( ) a cigarra
( ) a formiga
( ) o inverno
( ) o verão
A cigarra foi à casa da formiga quando chegou :
( ) a primavera
( ) o outono
( ) o inverno
( ) o verão
6)Leia o texto e responda sa questões:
DONA SACI E SEU SACI NÃO SENTIAM NADA DIFERENTE EM RELAÇÃO AO FILHO. ELE ERA AQUILO QUE MAIS QUERIAM. MESMO PENSANDO ASSIM SENTIAM MUITA TRISTEZA AO VER COMO OS OUTROS REAGIAM.
A CARAPUÇA VERMELHA , O CACHIMBINHO , AS BERMUDINHAS-- ELES HAVIAM PENSADO EM TUDO DEMORADAMENTE , MAS O OLHAR DAS VISITAS NÃO SAÍA DAQUELA DIREÇÃO:AS PERNINHAS DE CÁSSIO.
O personagem diferente era:
( ) cássio
( ) seu saci
( ) dona saci
( ) os outros
Dona saci e seu saci haviam pensado em tudo:
( ) tristemente
( ) alegremente
( )demoradamente
( ) apressadamente
7).Leia o texto e responda a questão:
VOLTANDO DAS FÉRIAS , O MENINO CORTEZ SE ATIRAVA NA REDE , APURAVAOS OUVIDOS E AINDA FICAVA OUVINDO OS TOCADORES DE SANFONA , ZABUMBA , TRIÂNGULO E PANDEIRO . FOI AÍ QUE BROTOU O SONHO DE SER SANFONEIRO.
O que o menino fazia primeiro quando voltava das férias?
( ) atirava-se na rede.
( ) apurava os ouvidos.
( ) sonhava em ser sanfoneiro.
( ) ficava ouvindo os sanfoneiros.
8)Leia o texto e responda a questão:
AVES
AS AVES CARACTERIZAM-SE POR POSSUÍREM BICOS E PENAS E TODAS AS ESPÉCIES BOTAM OVOS.
NÃO POSSUEM GLÂNDULAS MAMÁRIAS NEM DENTES . A GRANDE MAIORIA DAS ESPÉCIES POSSUI A CAPACIDADE DE VOAR , À EXCEÇÃO DE ALGUMAS , COMO AS EMAS , AVESTRUZES E PINGUINS.
O assunto do texto é;
( ) ovos
( ) aves
( ) avestruzes
( ) bicos e penas
9)Leia o texto a seguir e responda as questões:
COCO-VERDE E MELANCIA
É UMA HISTÓRIA QUE ALGUÉM
QUER SABÊ-LA , MAS NÃO SABE
O COMEÇO DE ONDE VEM,
NEM SABE O ANOS QUE FAZ,
POIS PASSAM TRINTA DE CEM.
SEU PRÓPRIO NOME ERA ARMANDO,
COMO O POVO O CONHECIA,
MAS A NAMORADA DELE ,
ESSA TAL DE MELANCIA , A ELE DE COCO-VERDE
CHAMAVA E NINGUÉM SABIA.
Esse texto é :
( ) um poema
( ) uma fábula
( ) uma adivinha
( ) um provérbio
O verso " COMO O POVO CONHECIA" rima com :
( ) mas a namorada dele.
( ) chamava e ninguém sabia.
( ) é uma história que alguém.
( ) pois passam trinta de cem.
Boa prova amorecos!!!!
Escola:________________________________
Aluno(a):___________________________________
1)Leia a adivinha e responda a questão:
O QUE É O QUE É?
DE LEITE É FEITO , MUITO BOM E NUTRITIVO,
SEU NOME RIMA COM BEIJO.
A resposta da adivinha é :
( ) requeijão
( ) manteiga
( ) iogurte
( ) queijo
2)Leia o texto e responda a questão:
QUERIDO PAI ,
NÃO DEU PARA EU CUMPRIR A PROMESSA. A MÃE FOI MESMO EMBORA.
UM BEIJO DA REBECA.
O texto acima é:
( ) um aviso
( ) uma carta
( ) um bilhete
( ) um provérbio
3)Leia o texto e responda a questão:
O ENCONTRO ACONTECEU NUMA MANHÃ DE SÁBADO , EM PLENA PRIMAVERA. O CLIMA ERA AGRADÁVEL , POIS HAVIA CHOVIDO NA NOITE ANTERIOR. UM CHEIRO GOSTOSO AINDA TOMAVA CONTA DA FLORESTA.
O encontro aconteceu:
( ) na noite anterior
( ) em um dia de chuva
( 0 em uma noite de chuva
( ) em uma manhã de sábado
4)Leia o texto e responda as questões:
ONÇA-PINTADA
ORDEM:CARNÍVORA
FAMÍLIA:FELIDAE
NOME POPULAR:ONÇA -PINTADA
NOME CINTÍFICO:PANTHERA ONCA
HABITAT:CERRADO , CAATINGA , PANTANAL,FLORESTAS TROPICAIS
A ONÇA-PINTADA É O MAIOR FELINO DAS AMÉRICAS. SEU CORPO É ROBUSTO E MUSCULOSO E PODE PESAR ATÉ 90 KG.
A ONÇA-PINTADA POSSUI UMA COLORAÇAÕ QUE VAI DO AMARELO BEM CLARO A AMARELO ACASTANHADO , SEU CORPO É REVESTIDO POR PINTAS NEGRAS QUE PODEM FORMAR ROSETAS GRANDES ,MÉDIAS OU PEQUENAS.
O texto serve para:
( ) contar histórias sobre a onça pintada.
( ) orientar como cuidar da onça-pintada
( _ discutir a importância da onça-pintada
( ) dar informações sobre a onça-pintada.
A onça- pintada é:
( ) o maior bicho do Pantanal
( ) o maior felino das Américas
( ) o maior animal do zoológico
( ) o maior predador da Caatinga
5)Leia o texto e responda sa questões:
A CIGARRA E A FORMIGA
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANO , ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO , A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA ENTÃO PERGUNTOU A ELA:
___ E O QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
___ DURANTE O VERÃO EU CANTEI___DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
___ MUITO BEM , POIS AGORA DANCE!
Ruth rocha
Na fábula , quem cantava era ;
( ) a cigarra
( ) a formiga
( ) o inverno
( ) o verão
A cigarra foi à casa da formiga quando chegou :
( ) a primavera
( ) o outono
( ) o inverno
( ) o verão
6)Leia o texto e responda sa questões:
DONA SACI E SEU SACI NÃO SENTIAM NADA DIFERENTE EM RELAÇÃO AO FILHO. ELE ERA AQUILO QUE MAIS QUERIAM. MESMO PENSANDO ASSIM SENTIAM MUITA TRISTEZA AO VER COMO OS OUTROS REAGIAM.
A CARAPUÇA VERMELHA , O CACHIMBINHO , AS BERMUDINHAS-- ELES HAVIAM PENSADO EM TUDO DEMORADAMENTE , MAS O OLHAR DAS VISITAS NÃO SAÍA DAQUELA DIREÇÃO:AS PERNINHAS DE CÁSSIO.
O personagem diferente era:
( ) cássio
( ) seu saci
( ) dona saci
( ) os outros
Dona saci e seu saci haviam pensado em tudo:
( ) tristemente
( ) alegremente
( )demoradamente
( ) apressadamente
7).Leia o texto e responda a questão:
VOLTANDO DAS FÉRIAS , O MENINO CORTEZ SE ATIRAVA NA REDE , APURAVAOS OUVIDOS E AINDA FICAVA OUVINDO OS TOCADORES DE SANFONA , ZABUMBA , TRIÂNGULO E PANDEIRO . FOI AÍ QUE BROTOU O SONHO DE SER SANFONEIRO.
O que o menino fazia primeiro quando voltava das férias?
( ) atirava-se na rede.
( ) apurava os ouvidos.
( ) sonhava em ser sanfoneiro.
( ) ficava ouvindo os sanfoneiros.
8)Leia o texto e responda a questão:
AVES
AS AVES CARACTERIZAM-SE POR POSSUÍREM BICOS E PENAS E TODAS AS ESPÉCIES BOTAM OVOS.
NÃO POSSUEM GLÂNDULAS MAMÁRIAS NEM DENTES . A GRANDE MAIORIA DAS ESPÉCIES POSSUI A CAPACIDADE DE VOAR , À EXCEÇÃO DE ALGUMAS , COMO AS EMAS , AVESTRUZES E PINGUINS.
O assunto do texto é;
( ) ovos
( ) aves
( ) avestruzes
( ) bicos e penas
9)Leia o texto a seguir e responda as questões:
COCO-VERDE E MELANCIA
É UMA HISTÓRIA QUE ALGUÉM
QUER SABÊ-LA , MAS NÃO SABE
O COMEÇO DE ONDE VEM,
NEM SABE O ANOS QUE FAZ,
POIS PASSAM TRINTA DE CEM.
SEU PRÓPRIO NOME ERA ARMANDO,
COMO O POVO O CONHECIA,
MAS A NAMORADA DELE ,
ESSA TAL DE MELANCIA , A ELE DE COCO-VERDE
CHAMAVA E NINGUÉM SABIA.
Esse texto é :
( ) um poema
( ) uma fábula
( ) uma adivinha
( ) um provérbio
O verso " COMO O POVO CONHECIA" rima com :
( ) mas a namorada dele.
( ) chamava e ninguém sabia.
( ) é uma história que alguém.
( ) pois passam trinta de cem.
Boa prova amorecos!!!!
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Tarefa de casa
Tarefa de casa
1- Leia as palavras a seguir:
lenço | açougue | endereço | cabeça | março |
aliança | caçula | fumaça | almoço | sessenta |
adoçante | abraçar | onça | morcego | dezesseis |
carroça | caroço | caçador | cem | audição |
berço | palhaço | cachaça | praça | olfato |
2- Encontre as respostas nas palavras acima:
Q Serve para adoçar: _______________
Q Anel de casamento: _______________
Q Irmão mais novo: _________________
Q Veículo puxado a cavalo: ___________
Q A cama do bebê: ________________
Q A semente do abacate: ______________
Q Usamos para limpar o nariz: ________________
Q Dar um abraço: __________________
Q Lugar onde se compra carne: _________________
Q Parte do corpo onde fica o cérebro: _______________
Q Dados para uma residência: _________________
Q Terceiro mês do ano: ___________________
Q Resultado da soma de 50 + 50: _________________
Q Bebida alcoólica feita de cana: _____________
Q Animal que representa o vampiro: ________________
Q Resultado da multiplicação 4 X 4: _________________
Q Sentido que nos leva a sentir o cheiro: ______________
Q Felino parente do gato e do leão: _________________
Q Pessoa que coleciona cabeças de animais: _____________
Q Parte do corpo onde ficam os olhos: _____________
Assinar:
Postagens (Atom)